Notícias

14º BPM realizou a formatura do PROERD em Serra Talhada

O evento contemplou mais de 340 alunos.

Por: em 10/12/2019 às 11h21 atualizado em 10/12/2019 às 11h21

O 14° Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (14° BPM) em parceria com a Secretaria de Educação de Serra Talhada realizou mais uma emocionante formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). A solenidade aconteceu na manhã do dia 06 de dezembro de 2019, no auditório da Câmara de Vereadores de Serra Talhada.

Na ocasião, cerca de 340 (trezentos e quarenta) alunos do 5° ano do ensino fundamental das escolas Antônio Medeiros, do bairro Borborema, Carmélia Ignácio de Mello, do bairro Vila Bela, Vereador Manoel Pereira Neto, do bairro Malhada e Zuleide Feitoza Carvalho, do bairro IPSEP, participaram do evento.

Durante a solenidade, os alunos entoaram o Hino Nacional, prestaram juramento, ratificando o compromisso de se manterem longe das drogas, receberam certificados de conclusão de curso, bem como os autores das melhores produções textuais receberam prêmios e medalhas.

O programa foi desenvolvido nas escolas pelo 1° Sgt J. Coelho, Mentor PROERD, que ressaltou como o curso é realizado. “O curso é dividido em dez encontros semanais, com duração de uma hora. Neles, os estudantes aprendem não só como as drogas lícitas e ilícitas são prejudiciais, como também a importância de se manterem longe delas a partir de estratégias para resistir ao seu oferecimento”, pontuou o sargento.

Ainda segundo o instrutor, com o PROERD, as crianças aprendem a fazer escolhas seguras e responsáveis e se encantam com o programa. “Tudo é feito de forma lúdica e desenvolvido por um policial, profissional que desperta a curiosidade e o imaginário das crianças”, disse o militar.

A cerimônia contou com a presença do Maj PM André Guimarães, que neste ato representou o comandante do 14° BPM, o Ten Cel PM Washington; dos Cabos PM Espedito, Carvalho (mestre de cerimônia) e Auricélia, Instrutores PROERD e integrantes do núcleo de Prevenção (NUPREV/Sertão); dos Vereadores Agenor de Melo, Antônio de Antenor, Paulo Melo, Pinheiro de São Miguel e Ronaldo de DJA; da Secretária Executiva de Desenvolvimento Social, Vânia Melo; da Secretária do Tiro de Guerra, Elisângela Gomes; do Gerente de Planejamento da Secretaria de Educação, Eliandro Ferraz, que neste ato representou a Secretária de Educação, Marta Cristina; do Conselheiro Tutelar, Antônio Alves, da Assistente Social da Secretaria de Educação, Jaccilene Pereira; de Gestores e Professores das escolas contempladas pelo programa, bem como pais e familiares dos estudantes.

O PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E; surgido em 1983. No Brasil, o PROERD foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e hoje é adotado em todo o Brasil. O programa conta com quatro currículos: PROERD para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, PROERD para o 5° e 7° anos do ensino fundamental e PROERD para pais/responsáveis.

O PROERD consiste em uma ação conjunta entre as Polícias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que levam a essas práticas, desenvolvendo assim habilidades para resistir a elas.

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuída de sua missão institucional, vem proficuamente trabalhando no sentido de fortalecer a cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

Comentários

Desenvolvido por: