Notícias

A maior chuva do ano bota cheia no Rio Pajeú e Apac alerta para mais chuvas

Por: em 04/04/2019 às 06h21 atualizado em 04/04/2019 às 11h28

E o inverno a cada dia se confirma no Sertão do Pajeú. Na noite desta quarta-feira (03), caiu a maior chuva do ano em várias cidades da região, inclusive invadindo casas e alagando ruas.

Segundo relatos, muitas comunidades rurais ficaram ilhadas, a exemplo de Corvoadas, onde a cheia do riacho impediu a volta dos estudantes para suas casas. Alguns dormiram no carro. Em Afogados da Ingazeira (sede) foram 63 mm de chuva, em Iguaracy 120 mm, Tabira, Santa Terezinha e Carnaíba 33 mm.

Um açude que não sangrava há 15 anos, como o de Carnaúba dos Vaqueiros, encheu ontem. Também transbordaram os açudes de Pintada e Carnaubinha. O Rio Pajeú já desce com cheia em algumas áreas.

Ouvintes do programa Rádio Vivo, levado ao ar pelo comunicador Anchieta Santos, na Rádio Pajeú FM, informaram que choveu muito na área rural. Foram 140 mm nas comunidades do Poço da Volta e Pajeú Mirim, 150 mm na Pintada, 120 mm no Minador, 110 mm em Ibitiranga, 104 mm no Rosário e Cajazeiras dos Marques, em Iguaracy, 130 mm em Santa Rosa de Ingazeira, 56 mm na comunidade da Inveja, em Tabira e em Cajá de Baixo, 105 mm em Pitombeiras de Carnaíba, 110 mm em Dois Riachos, 95 mm no Salgado, Capim Grosso 36 mm, Riacho do Meio de Água Branca 54 mm, Capim de Planta 31 mm. Para hoje a meteorologia indica que as chuvas vão continuar na região.

ALERTA

Segundo o site PE notícias, A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu no início da noite desta quarta-feira (03) um novo alerta de chuvas com intensidade moderada a pontualmente forte na Região Metropolitana do Recife (RMR), Mata Norte e Mata Sul do Estado. O aviso foi emitido às 18h e tem validade até o final da tarde desta quinta-feira (04).

A orientação é que, caso haja necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros. De acordo com o meteorologista da Apac Romilson Ferreira, Pernambuco está registrando ondas de convergência. “O oceano está muito aquecido, o que em todo nosso Estado”, afirmou.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura chegará aos 31°C nesta quinta-feira (04) e a mínima será de 23°C.

Outras regiões
Agreste – Mínima de 19°C e máxima de 31°C;
Zona da Mata – Mínima de 21°C e máxima de 31°C;
Sertão – Mínima de 19°C e máxima de 33°C.

Comentários

Desenvolvido por: