Notícias

CDL ST dá ponta pé inicial no projeto do Parque Estadual Serra Grande do Pajeú

SERRA TALHADA

Por: em 16/12/2016 às 17h20 atualizado em 16/12/2016 às 17h20

Na noite desta quinta-feira (15), no auditório da CDL de SerraTalhada, deu-se o ponta pé inicial para o surgimento do “PARQUE ESTADUAL DA SERRA GRANDE DO PAJEÚ”, que fica localizado entre as cidades de Serra Talhada e Calumbi, logo após o povoado de Varzinha.

Diante de uma plateia formada por políticos, empresários, estudiosos, historiadores e populares maravilhados, Frederico Pernambucano de Mello, estudioso e maior autoridade, em termos de “cangaço”, membro da academia pernambucana de letras, deu uma aula de história e com palavras simples explanou sobre aquele que seria o maior combate na história do cangaço, entre o bando de Lampião e a volante, acontecido numa quarta-feira , 24 de novembro de 1926 e durou até o dia 26 do mesmo mês e ano. Serra grande foi a grandeza e a queda de lampião, grandeza por que foi ali a vitória mais expressiva de Lampião, e queda, pois a partir daquele momento, o então Governador interino de Pernambuco, o Sr. Julio de Melo, ordenou que queria o bando fora das terras Pernambucanas. E dois anos depois isso aconteceu.

Nessa palestra firmou-se entre os prefeitos presentes: Luciano Duque de Serra Talhada, João Batista de Triunfo e Sandra Magalhães de Calumbi, um acordo de cooperação e busca, junto ao governo do Estado, de apoio para concretização de tal parque que será de interesse de todos.

Confira mais fotos:

Assim como “O Parque Estadual de Canudos” na cidade de Canudos-BA, tornou-se ponto de turismo, ecoturismo e econômico para a região; o “Parque Estadual da Serra Grande do Pajeú” , pode ser também um ponto de estudo, turismo, ecoturismo e econômico para a população local.

Por Ideginaldo Dionizio

Comentários

Desenvolvido por: