Neste domingo (11), foi registrado uma super chuva em Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão Pernambucano, atingindo uma marca de 125 milímetros. As ruas viraram riachos mas, felizmente, não houve registro de desabrigados, apenas danos materiais.
De acordo com o Blog Nill Jr, todas as cidades da região do Pajeú registraram chuvas. Triunfo foi a vice campeã com um registro de 53 milímetros. Por ordem de volume, choveu ainda em Iguaracy, com 31,5 mm; Tabira e Ingazeira, com 30 mm; Solidão com 27 mm; Carnaíba com 25 mm; Afogados com 23 mm; Calumbi com 22,1 mm; Santa Terezinha com 18 mm; São José do Egito com 17,5 mm; Serra Talhada com 9,8 mm; Tuapretama com 4mm e Brejinho com 3 mm. A cidade de Flores ainda não computou os dados da chuva.

Para prevenir possíveis desastres, a Casa Militar de Pernambuco está realizando, diariamente, um monitoramento pluviométrico para alertar e orientar as defesas civis municipais. No estado, a previsão para os próximos dias é de chuvas que devem ir de normal a índices acima da média histórica.
Quando é registrado um aumento nos índices pluviométricos, a central manda um alerta para as autoridades municipais. O acompanhamento é realizado em conjunto com a Agência Pernambucana de Águas e Clima, com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e com órgãos federais.
A população pode entrar em contato com a central de operações, que funciona vinte e quatro horas por dia, pelos telefones 199 e (81) 3181-2490.