Cerca de 50 atividades movimentam a partir de hoje (terça, dia 08), na Estação do Forró, a programação da Festa Literária de Serra Talhada e da Feira do Livro do Vale do Pajeú com o “Ler no Sertão”, que trazem ao público do Sertão do Pajeú possibilidade de maior integração com literatura, cultura e entretenimento ao longo de quatro dias. A agenda começa com às 9h com shows de malabarismo, palhaços, trapezistas, brincadeiras lúdicas, contação de histórias e segue na parte da tarde com a oficina “Meu Livrinho”, às 14h, ministrada pelos produtores e editores Sabrina Carvalho e Camilo Maia da Livrinho de Papel Finíssimo Editora, que integra a LEIA (Liga de Editoras Independentes e Alternativas de Pernambuco), que estará com stand na Feira em Serra Talhada; às 15h, apresentação do Grupo Gilvan Santos; e também às 15h a exibição dos curtas “Papo Amarelo – O Primeiro Tiro” e “Redenção”, produção cinematográfica pautada no cangaço, a ser mostrada a partir de parceria com o Museu do Cangaço, mantido pela Fundação Cultural Cabras de Lampião. E à noite será repleta de leitura e bate papo com a Plataforma de Lançamentos e as mesas de debates literários, que já se iniciam com homenagem aos 70 anos do escritor Raimundo Carrero.
Na Plataforma, teremos nesta terça (08) os lançamentos dos trabalhos “A maior batalha de Lampião: Serra Grande e a invasão de Calumbi”, de Lourinaldo Teles Pereira Lima, às 19h30; às 20h, o livro “Dicionário de folclore para estudantes”, de Rúbia Lóssio e Mário Souto Maior; e às 20h30 do “Almanaque pernambuco de causos, mal-assombros e lorotas”, de Rúbia Lóssio e Roberto Beltrão. E na Sala das Prosas I o escritor Ronaldo Correia de Brito abre as comemorações da semana, às 19h, com conversa com Raimundo Carrero sob o tema “A literatura não tem bons sentimentos” na qual abordará construção do seu universo literário. “Embora Carrero vez por outra se autodenomine um armorial, eu não levo isso a sério. A literatura dele dialoga muito mais com o romance russo, sobretudo com Dostoievski. A escrita de Carrero é sombria, dolorida, muito densa, de forte carga psicológica e erótica. Pode parecer contraditório, mas também é impregnada do religioso. O mundo dele é urbano, com todos os miasmas do Recife. Ele está mais próximo de Angústia, de Graciliano, do que da Pedra do Reino, de Suassuna”, comenta o dramaturgo Ronaldo Correia de Brito, intitulado Comendador da Ordem do Mérito Cultural em 2013. Na quarta-feira (09), às 19h, essa homenagem continua com o bate-papo “Sobre os esforços que fazem a ficção” com Marcelino Freire conversando com o homenageado e relembrando sua experiência como aluno em suas oficinas de escrita.
Leia mais: Feira do Livro do Vale do Pajeú acontece na Estação do Forró, de 08 a 11 de agosto
Lei mais: Feira Literária do Vale do Pajeú homenageia Raimundo Carrero
Ao longo do dia da quarta-feira (09), o público poderá se entreter já às 9h com shows de malabarismo, palhaços, trapezistas, brincadeiras lúdicas e contação de histórias, além do encerramento da oficina “Meu Livrinho” e seguirá com outras atividades de integração com o público. Às 15h, haverá apresentação do Mistura Pernambucana e exibição dos curtas “A Dona do Pecado dos Outros” e “Um Homem sem Sorte”; às 20h, haverá apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião e às 21h As Severinas apresentam sua musicalidade e poesia com o belo trabalho que vem encantando o público há cerca de um ano.
Em paralelo, a Plataforma de Lançamentos apresenta o “De volta a minha terra” de Adelmo Santos, às 19h30, e “As duas pedras. Contos e prosas” de Paulo César Gomes, às 20h. Mas, durante todo o período, atividades complementares se manterão ativas até o encerramento nesta sexta (11) da Feira do Livro do Vale do Pajeú e da Festa Literária de Serra Talhada: o Escambo de Livro (espaço de troca de livros em bom estado, não didáticos ou religiosos) e a Alvorada Literária Flist (posicionamento em pontos diversos da cidade, sempre às 5h da manhã, de livros que possam render uma boa leitura a qualquer pessoa interessada). “Aproveitamos a nossa tradição, que já é pautada pelas letras, para otimizar ações que ampliem cada vez mais as ações realizadas em prol da leitura, e damos assim maior oportunidade para autores e expoentes não só da região como ainda de todo o estado”, comenta Anildomá Williams, presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada.
A Feira do Livro do Vale do Pajeú acontece conjuntamente com a FLIST, numa iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura de Serra Talhada, com a Ideação e Cia. de Eventos, com incentivos do Funcultura. “Contamos com diversas atividades que trazem as diversas vertentes das letras e da cultura na forma de entretenimento e lazer, pautados em prol do conhecimento e da integração do saber através da leitura. Esta é uma forma de fortalecer a inclusão literária na região”, destaca Rogério Robalinho, empreendedor cultural e diretor da Cia. de Eventos, responsável pela Feira, que completa que novidades, destaques e a programação diária pode ser acompanhada pela fanpage do evento https://www.facebook.com/Feira-do-Livro-do-Vale-do-Paje%C3%BA-1940421172892792/.
Confira programação:
CIRCO
DIA 08 – TERÇA FEIRA
09 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias.
15 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias e apresentação do Grupo Gilvan Santos.
21 h – Clênio Sandes e Chico Pedrosa: uma mistura explosiva de humor, causos, piadas, cordel e muita poesia.
DIA 09 – QUARTA FEIRA
09 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias.
15 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias e apresentação do Mistura Pernambucana.
20 h –Grupo de Xaxado Cabras de Lampião
21 h – Show As Severinas.
DIA 10 – QUINTA FEIRA
09 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias.
15 h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias e apresentação do Grupo Sertão Frevo e o Hip Hop Resistência nas Ruas.
20 h –Mulheres de sol e sangue – Performance poética com a atriz Daniela Câmara
21 h– Henrique Brandão
DIA 11 – SEXTA FEIRA
09h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias.
15h – Shows de malabarismo, palhaços, trapezistas e brincadeiras lúdicas. Contação de histórias e apresentação do Grupo de Xaxado Zabelê.
20h – A mulher no atual cenário poético do Pajeú – Recital e bate papo com as poetisas Elenilda Amaral, Izabella Ferreira, Sara Cristovão, Thyelle Dias. Mediação de Izabelly Moreira
21h – Humor na Feira com Zelito Nunes e Eugênio Gerônimo.
22h – Apresentação do show Simplesmente com a cantora e poetisa Leda Dias. Participação especial de Encerramento com Truvinca.
CINE CLUBE LAMPIÃO/MUSEU DO CANGAÇO
DIA 08 – TERÇA FEIRA
15 h – Papo Amarelo – O Primeiro Tiro.
Redenção.
DIA 09 – QUARTA FEIRA
15 h – A Dona do Pecado dos Outros.
Um Homem sem Sorte.
DIA 10 – QUINTA FEIRA
15 h – Bicho de Sete Letras.
Infinito de nós 2.
DIA 11 – SEXTA FEIRA
15 h – A Nona Cidade.
Lampião e o Fogo da Serra Grande
LANÇAMENTOS DE LIVROS
DIA 08 – TERÇA FEIRA
19h30- Lançamento do livro – A MAIOR BATALHA DE LAMPIÃO: SERRA GRANDE E A INVASÃO DE CALUMBI, de Lourinaldo Teles Pereira Lima.
20h- Lançamento do livro DICIONÁRIO DE FOLCLORE PARA ESTUDANTES , de Rúbia Lóssio e Mário Souto Maior
20h30- Lançamento do livro ALMANAQUE PERNAMBUCO DE CAUSOS, MAL-ASSOMBROS E LOROTAS, de Rúbia Lóssio e Roberto Beltrão
DIA 09 – QUARTA FEIRA
19h30 – Lançamento do livro – DE VOLTA A MINHA TERRA, de Adelmo Santos.
20h – Lançamento do livro AS DUAS PEDRAS. CONTOS E PROSAS, de Paulo César Gomes
DIA 10 – QUINTA FEIRA
18H30Lançamento do livro CONECTANDO SABERES DA ESCOLA: ESCOLA, LITERATURA, EDUCAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES, RELATOS E PROPOSTAS DE ATIVIDADES, de Adeilson Pinheiro Sedrins
19h – Lançamento do livro IN VIVO, de Sabrinna Alento Mourão
19h30 –Lançamento do livro CANTA DORES, de Isabelly Moreira.
20h- Lançamento do livro NOITE EM CLARA – UM ROMANCE (e uma mulher) EM FRAGMENTOS, de Sidney Niceas
20h30 – Lançamento do livro ASPECTOS DESCRITIVOS E SÓCIO-HISTÓRICOS DA LÍNGUA FALADA EM PERNAMBUCO, de Adeilson Pinheiro Sedrinse Edmilson José de Sá ( Org)
DIA 11 – SEXTA FEIRA
19h – Lançamento do livro o GOGO DE OURO, de José Amaurílio de Sousa
SALA DAS PROSAS I
DIA 08 – TERÇA-FEIRA
14 h- Oficina Meu Livrinho com Sabrina Carvalho e Camilo Maia- Editora Livrinho de Papel Fínissimo
19 h – A literatura não tem bons sentimentos – O escritor Ronaldo Correia de Brito conversa com o homenageado da festa, Raimundo Carrero, sobre a construção do seu universo literário
DIA 09 – QUARTA-FEIRA
14 h- Oficina Meu Livrinho com Sabrina Carvalho e Camilo Maia – Editora Livrinho de Papel Finíssimo
19 h – Sobre os esforços que fazem a ficção – Marcelino Freire conversa com o homenageado Raimundo Carrero e relembra a experiência como aluno em suas oficinas de escrita.
DIA 10 – QUINTA-FEIRA
19 h – Delírios de Criação e Loucura – Uma leitura dramática da obra de Raimundo Carrero com as atrizes Ana Nogueira, Fabiana Pirro e Sílvia Góes.
DIA 11 – SEXTA-FEIRA
10h – Movimento Respeitem os 8 Baixos – Roda de conversa com Anselmo Alves (Produtor cultural) e Truvinca (Mestre de sanfona de 8 baixos) e mediação da pesquisadora Lêda Dias. (Museu do Cangaço)
14h – Mulherio das letras de Pernambuco – Uma roda de bate papo com Patrícia Vasconcellos (Editora Caleidoscópio), Aninha Ferraz (Editora Coqueiro) e Débora Echeverria (Editora Cubzac)
14h-Workshop de Criatividade e Escrita com o Escritor Sidney Niceas.
18h30- De literatura e a nossa identidade sertaneja – Conferência do escritor Adriano Marcena.
19h30 – 40 anos no ar – Francisco José apresenta o seu livro e conversa sobre a jornada de um repórter pelos cinco continentes.
OUTRAS ATIVIDADES
ESCAMBO DE LIVRO: Será um espaço para as pessoas trocarem livros em bom estado, só não podem ser didáticos ou religiosos. Qualquer pessoa pode chegar com um livro, deposita num cesto e pega outro.
ALVORADA LITERÁRIA FLIST: Todos os dias da Feira, às 5 da manhã, serão deixados livros em diversos pontos da cidade, para qualquer pessoa interessada numa boa leitura. O interessado recolhe o livro, lê e quando concluir a leitura, mesmo sendo após o evento, entrega o mesmo na Biblioteca Pública Municipal Cecílio Tiburtino. Livro gratuito para todos.