Notícias

Conferência Regional de Assistência Social chega em Serra Talhada

Por: em 17/09/2019 às 10h20 atualizado em 17/09/2019 às 10h20

Dias 29 e 30 de outubro o Conselho Estadual de Assistência Social de Pernambuco, contato com o apoio do Estado, realizará a XIII Conferência Estadual de Assistência Social, no Centro de Convenções. O encontro acontecerá pós o ciclo de oito regionais que chega ao fim nesta terça-feira, dia 17, em Serra Talhada, encerrando a última etapa do processo conferencial, iniciada com a orientação e acompanhamento das conferências/pré- conferências e seminários municipais. Com a expectativa de receber representantes dos 24 municípios dos sertões do Moxotó e do Pajeú, a Regional seguirá o formato informativo, com trabalhadores, gestores e entidades com a política da Assistência Social discutindo o Sistema Único de Assistência Social com foco na viabilização de ações de fortalecimento com foco na informação e protagonismo do usuário do Sistema Único de Assistência Social.

“A cada encontro as expectativas se renovam. Precisamos ter consciência da luta, da resistência fundamenta no tema analisado desde a etapa municipal: a assistência social como direito, a importância do financiamento público e a participação de todas e todos”, ressalta a conselheira|CEAS, Lourdes Viana, referindo-se ao tema da I Conferência Democrática de Assistência Social, que acontecerá em Brasília, dias 25 e 26 de novembro: “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação Social”.

É salutar destacar a importância da realização de cada etapa do processo conferencial, representando a resistência e compromisso com a Política da Assistência Social, que vem sendo atacada por meio de cortes em seu orçamento, o que ameaça serviços, benefícios e programas, entre eles o funcionamento dos CRAS, o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada – BPC, e o próprio controle social. Ou seja, a frágil democracia brasileira. Lembrando que o presidente Jair Bolsonaro apresentou o Decreto N.º 9.759/2019 (suspenso pelo Supremo Tribunal Federal), estabelecendo a extinção de conselhos de direitos e de políticas públicas, desde que vinculados à Administração Pública Federal, em áreas como erradicação do trabalho escravo e pessoa com deficiência. “Agora o momento é de luta, de resistência. É a hora para deixar claro que não vamos nos dobrar a ações que ameacem o controle social”, destaca Shirley Samico, conselheira CEAS, que estará presente no encerramento.

E neste desenho, o público será convidado a reflexão diante das provocações apresentadas por Brígida Taffarel, mediadora da palestra magna, abordando o tema da Conferência, “Assistência Social: Direito do Povo, com financiamento público e participação social”. O momento didático é ilustrado por fatos do cotidiano registrado em diferentes mídias e dados sobre programas, benefícios e serviços. Na sequência ela aprofunda o debate com provocações extraídas dos eixos condensados no tema da Conferência, que refletem a realidade da luta pela “sobrevivência do SUAS”. “A participação do público tem sido uma marca nas regionais. Neste momento de extremo ataque aos direitos sociais, de corte nos recursos das nas políticas públicas e total cerceamento ao processo democrático participativo”, Ressalta Taffarel, para concluir: “ Usuários, trabalhadores e gestores se unem para construir a luta em defesa do SUAS, contra o desmonte das políticas públicas e garantia dos direitos instituídos pela CF/88. Nenhum direito a menos e todos unidos contra as reformas que jogam o povo pernambucano de volta miséria”.

“O maior desafio é acreditar na mudança. Acreditar na força da mobilização social e que juntos somos realmente muito fortes. É necessário acreditar no poder do povo e usar este poder para o bem comum para fazer frente a outro grande desafio que é o de mobilizar as pessoas em um momento de apatia política e até mesmo de perseguição de quem pensa diferente. Acreditando e mobilizando seremos a soma da ampla frente em Defesa da Política de Assistência Social em Pernambuco e no Brasil”, conclui Rodrigues.

SERVIÇO

Conferência Regional de Assistência Social de Serra Talhada

Sertão do Moxotó e Sertão do Pajeú

Câmara Municipal de Vereadores, 156

Rua Enock Ignácio de Oli

CONTATOS

Shirley Samico(conselheira governamental) – 81. 996373677

Ana Paula Viana (supervisora técnica do CEAS) – 81. 98769636

Natália Valadares (secretária-executiva do CEAS) – 81. 994882230

Paola Araújo (comunicação CEAS) – 81. 996689529

Comentários

Desenvolvido por: