Brasil - Mundo

Conheça um pouco sobre a CVV que ajuda pessoas com depressão

Por: em 10/09/2019 às 18h52 atualizado em 10/09/2019 às 18h52

Com o mês de Setembro, o país vivencia a campanha de prevenção ao suicídio, mais conhecida como ‘Setembro Amarelo’, iniciada em 2015 por iniciativa do CVV – Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. Hoje, dia 10, essa campanha ganha o mundo, pois nesta data celebra-se o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Nos últimos anos, no Brasil, país considerado alegre e feliz, os índices de suicídio vêm aumentando. Não há uma dado ou um número preciso, há o problema de fato. Transtornos Mentais como a Depressão, por exemplo, são um dos fatores predominantemente decisivos para uma pessoa suicidar-se no Brasil, se não tratada e bem cuidada por profissionais e assistida por familiares e amigos.

O CVV é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente. Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

Neste ano de 2019, o Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), está incentivando o debate sobre o assunto nas escolas, já que boa parte dos incidentes estão ocorrendo na faixa etária escolar.

Vale lembrar que aquele que procura tirar a própria vida, não é um covarde e nem quer se livrar realmente da vida, ele apenas quer se livrar do problema que, só ele, sabe o que é, por isso, faça sua parte, e deixe “à parte” as mórbidas e torpes palavras que podem prejudicar ainda mais o psicológico de quem precisa de um profissional.

Ass.: Lucas Andrade

Comentários

Desenvolvido por: