Notícias Tecnologia

A tecnologia espiã que você não sabia que existia!

Por: em 16/08/2019 às 10h55 atualizado em 19/08/2019 às 10h58

Com a chegada do século XXI, com o adventismo da internet, a evolução dos aparelhos, da maneira como funcionam, das atividades para as quais os utilizamos e com os efeitos que isto teve em famílias, empresas e relações, tudo mudou.

A verdade é que com isto, também as leis da privacidade sofreram alterações e é cada vez mais ténue a linha entre o certo e o errado, entre o íntimo e o público, dando lugar a uma nova era do Universo Moral regente a partir do ano 2000.

Estamos falando de aplicativos de espião, pequenos softwares que lhe permitem rastrear e monitorar toda a atividade do smartphone que lhe for alvo, para poder estar perfeitamente ciente da informação que entra e sai desse dispositivo.

Software de espião ou Spy Software, conhecidas como Spy Apps ou Aplicativos de Espião são aplicações para o seu smartphone, que secretamente rastrear whatsapp e monitoram e obtêm informação de smartphones que sejam alvo. Dependendo do aplicativo escolhido, você poderá ativar ou desativar a operação invisível durante o processo de instalação.

Além de gravar chamadas, guarda mensagens e outras informações sensíveis – toda a informação é guardada no servidor do aplicativo, enquanto a Spy App funciona no background do smartphone sem ser detectada pelos seus utilizadores.

Mas como é possível existir esse tipo de programa? Não é moralmente questionável espiar e rastrear informação inadvertidamente? Pois a resposta irá surpreendê-lo. Apesar dos avanços da lei contra este tipo de empreitadas, existem cada vez mais razões para um pai preocupado, um capataz desconfiado ou mesmo um indivíduo com suspeitas de algo instalarem este tipo de software.

Vamos ver quais são as razões:

● Permite rastrear o alvo através de localização GPS.
● Permite monitorar conversas e trocas de mensagens por SMS ou WhatsApp.
● Permite ver as fotografias, vídeos e áudios guardados.

Posto isto, começamos a conseguir deslindar a razões para a subida na utilização deste tipo de aplicativo.

Se você acha que isto poderia ser do seu interesse, por uma ou outra razão, fique sabendo que você não é única pessoa a quem lhe despertou interesse.

O local de trabalho é como qualquer lar, mas unicamente habitado pelo staff e capatazes. Deve ser seguro e proteger toda a gente que lhe pertencer. Houve casos em que empregados foram assassinados no seu local de trabalho, mulheres foram estupradas ou assediadas.

Obviamente isto tem um papel nocivo na reputação de uma empresa, por isso, há cada vez mais responsáveis por recursos humanos que decidem instalar este tipo de aplicativos nos smartphones de trabalho do seu staff, tentando controlar situações que, por vezes, parecem inevitáveis.

Em suma, as leis da privacidade controlam aquilo que empresas, agências e governos conseguem acessar da nossa atividade pessoal online, no entanto, nunca deixarão de existir pessoas, que voluntariamente ingressam numa demanda por mais controlo, mais
segurança e, acima de tudo, garantias de certezas, seja acerca do seu staff no local de trabalho, ou os seus filhos, cônjuges ou amigos.

Se você tiver interesse em saber mais acerca deste tipo de aplicativos, basta fazer uma pesquisa por ‘aplicativos de espião’, que lhe dará um insight ainda mais aplicado sobre este software que tem gerado polêmica online.

Comentários

Desenvolvido por: