Esportes Notícias

Com tranquilidade, Brasil goleia Peru no Rio de Janeiro

Marcaram os gols o lateral esquerdo Alex Sandro, Neymar, o meia Everton Ribeiro e o atacante Richarlison.

Por: em 18/06/2021 às 06h07 atualizado em 18/06/2021 às 08h12

Da Folha de Pe

A seleção brasileira venceu com tranquilidade o Peru por 4 a 0 nesta quinta-feira (17), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela segunda rodada na Copa América, partida usada por Tite para fazer testes na formação da equipe.

O treinador não abriu mão dos dois volantes defensivos, mas alterações feitas no segundo tempo aliviaram a sobrecarga sobre Neymar para criar as jogadas ofensivas. Mais à frente, o atacante marcou seu 68º gol pela seleção, ficando a nove de Pelé, o maior artilheiro da história do time nacional.

Marcaram os gols o lateral esquerdo Alex Sandro, Neymar, o meia Everton Ribeiro e o atacante Richarlison.

Tite colocou como titulares os atacantes Gabriel Barbosa, Everton “Cebolinha”, o volante Fabinho e Alex Sandro a fim de observar as opções da equipe.

Mesmo com um adversário considerado fraco –o Peru é o lanterna nas Eliminatórias da Copa do Mundo– o sistema de jogo inicial não funcionou.

No primeiro tempo, a seleção brasileira teve dificuldade em criar jogadas. Sem meias e com dois volantes no time titular, a equipe tinha dificuldades na transição do meio para o ataque.

Neymar ficou sobrecarregado na função de levar a bola do meio ao ataque, enquanto Everton e Gabriel Jesus estavam presos nas pontas do campo. Gabigol, por sua vez, parecia isolado perto da área adversária.

O primeiro gol saiu numa das tentativas de sucesso de Neymar em fazer a transição. Com um toque de calcanhar, encontrou o lateral-esquerdo Alex Sandro sozinho no meio. A jogada se desenvolveu com um cruzamento errado de Everton para, depois, um certo de Gabriel Jesus. O lateral entrou na área e chutou para abrir o placar.

Lance semelhante praticamente não aconteceu mais no primeiro tempo. Fred e Fabinho, presos próximos à defesa, tinham dificuldades em levar a bola a Neymar. O Peru, de forma ineficaz, acabou com maior posse de bola na primeira etapa.

Uma nova chance para o Brasil só voltou acontecer aos 44 minutos quando Alex Sandro de novo fez companhia ao atacante do PSG na área central do campo. Neymar fez boa jogada e deu passe para o lateral-esquerdo dar um chute perigoso sobre o gol peruano.

Tite fez as cinco substituições possíveis após o intervalo. A entrada de Everton Ribeiro e Richarlison melhoraram a criação das jogadas. Mas a principal mudança foi o posicionamento de Fred, que passou a ajudar na transição para o ataque.

Foi dele a assistência para Neymar fazer o segundo gol do jogo. Este foi o quarto jogo seguido em que o atacante do PSG marcou pela seleção.

No fim, aos 43 minutos do segundo tempo, Neymar carregou a bola pelo meio, abriu para Richarlison, que cruzou para Everton marcar dentro da área. Nos acréscimos, o atacante do PSG, da meia-lua, serviu Firmino. Em rebote, Richarlison marcou o quarto.

No segundo tempo, o atacante do PSG passou a ter mais companhia no ataque.

Comentários

Desenvolvido por: