O leitor André Ricardo Pimentel é natural de Taquaritinga do Norte, interior pernambucano, mas atualmente vive com a família no interior de Minas Gerais. André concluiu o curso de tecnólogo em design gráfico e, assim como milhares de brasileiros, deseja saber se tecnólogos podem concorrer a cargos de nível superior. Mineramos as informações dos principais editais de concursos de nível superior, a legislação vigente e outros sites especializados. Veja a resposta a seguir.
E-mail enviado em 12 de fevereiro de 2012 (com adaptações):
“Bom dia,
(…) gostaria de saber se profissionais com curso completo de tecnólogo podem concorrer e tomar posso de vagas de nível superior em concursos.
(…)”
André, nem sempre isso será possível, pois você deve considerar duas situações:
1ª – O edital exige nível superior ou graduação de nível superior: nesse caso, o profissional com diploma de tecnólogo, como você, poderá concorrer e tomar posse da vaga, caso aprovado.
2ª – O edital deixa expressa a exigência de nível superior com bacharelado ou licenciatura: assim, o curso de tecnólogo não será aceito, pois não se encaixa nessa exigência.
Cursos de tecnólogo ou graduação tecnológica são cursos de graduação em nível superior, com duração menor do que os cursos de graduação tradicionais (em geral, de até 2 anos).
No entanto, o concurseiro deve ficar atento, pois você pode buscar a lei que rege o cargo, para saber se o seu diploma será aceito. Essa é uma boa forma de se preparar com antecedência e evitar gastos desnecessários.
Por exemplo, se você deseja concorrer a uma vaga de agente na Polícia Federal, não encontrará problemas, pois o cargo exige apenas nível superior e quem possui diploma de tecnólogo poderá ocupar a vaga. O concurso de auditor fiscal da Receita Federal do Brasil também segue a mesma regra.
Na hora de escolher a qual concurso você vai se dedicar, você pode tomar como orientação que nos concursos para cargos de nível superior que não exigem formação específica, o diploma de tecnólogo deverá ser aceito.
Nesses casos, o requisito mencionado no edital é apenas a conclusão de curso de graduação de nível superior.
Em geral, isso vale para todas as áreas: tribunais, polícia, fiscalização, etc… (De Archimedes)
11H