O Projeto Mais Educação é um programa do governo federal em parceria com o governo municipal, através da secretaria de educação do município, na pessoa do Secretário Prof.. Israel Alves da Silveira.
O Programa tem por objetivo deixar os alunos mais tempo na escola com atividades diversificadas, além do horário normal de 04 horas, eles ficam mais 03 horas no contra turno, ficando, desta forma, em regime semi-integral, com direito a almoço e lanche na própria escola.
Este ano cinco escolas da rede municipal de ensino de Serra Talhada aderiram ao programa, uma delas é a Escola Nossa Senhora da Penha, na Cohab, onde, segundo a Diretora Jacinta Ferraz, os alunos participam de atividades diversas, tais como: letramento, matemática, rádio escolar, jornal escolar, horta escolar/comunitária e banda fanfarra, tirando o aluno osioso da rua e dando uma atividade complementar ao aluno.
O Projeto
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
11H