Revolta e insatisfação. Este são os sentimentos dos servidores em educação da rede municipal de Lagoa Grande (PE), no sertão do estado. Segundo informações repassadas ao Blog, até a última segunda-feira (10) os professores não haviam recebido salário de dezembro.
Em 2010 a prefeitura municipal recebeu do Fundeb – o Fundo de Desenvolvimento Básico do ensino Fundamental e de valorização do Magistério – o valor de R$ 7,6 milhões e ainda contou com a ajuda do governador Eduardo Campos em meados do ano, quando a União cobrou aproximadamente R$ 500 mil referentes a repasses efetuados em 2009. O governador conseguiu junto ao MEC a devolução imediata dos recursos para o município.
Há uma previsão para que o pagamento dos professores comece a ser feito a partir desta terça-feira (11), o que fica claro o uso de parte dos 9,2 milhões previstos para 2011. Os vereadores Joaquim da Rocinha, Carlinhos Ramos, Francisco Evanílson (“Doutor de Iolanda”) e o presidente Erasmo Farias pedirão explicações à prefeitura e informarão ao Ministério Público sobre estes fatos.
Também vão pedir aos órgãos de controle do Fundeb e de defesa dos professores para que possam fazer o mesmo encaminhamento.
Fonte: Blog do Carlos Brito
11H