Os recursos solicitados integram parte da linha de crédito especial, denominada Proinvest, criada pelo governo federal como instrumento para aumentar a capacidade de investimento público e, desta forma, criar condições para reduzir o impacto da crise financeira internacional no país. O Proinvest disponibiliza crédito de R$ 20 bilhões para os estados com TJLP (Taxa de Juros a Longo Prazo) mais 1,1% ao ano.
“Em Pernambuco, os recursos serão aplicados em projetos de ampliação ou recuperação da malha rodoviária, implantação de novas unidades de saúde e na ampliação da rede de escolas em tempo integral, ou seja, em obras que já estão em execução ou, no mínimo, licitadas”, disse o governador, através de sua assessoria, durante a reunião.
O governador compareceu ao BNDES acompanhado pelos secretários Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão), Paulo Câmara (Fazenda), Fred Amâncio (Desenvolvimento Econômico) e pelo secretário executivo de Planejamento, Orçamento e Captação de Pernambuco, Edilberto Xavier. (DP)