Um dos concursos públicos mais aguardados pelos interessados em ingressar no serviço público federal nos últimos meses finalmente teve o seu edital lançado. O certame é o da Polícia Federal, que vai oferecer 600 oportunidades, divididas entre 100 para o cargo de papiloscopista e 500 para a função de agente. Os postos exigem dos candidatos escolaridade superior em qualquer curso com diploma reconhecido pelo MEC.
Tanto interesse pelo concurso da PF não ocorre por acaso. A remuneração inicial é de R$ 7,5 mil para uma jornada de 40 horas semanais. As inscrições já pode ser ser feitas por meio do endereço eletrônico do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), organizador da seleção pública, pelo site www.cespe.unb.br, até 3 de abril. A taxa é R$ 125. De acordo com o Cespe/UnB, as provas estão previstas para 6 de maio. Os locais e os horários de aplicação dos testes serão divulgados em 30 de abril.
Quem está se preparando para o concurso deve ficar atento. Ranil Aguiar, coordenadora-geral do Instituto IMP, preparatório para concursos, alertou que o prazo de preparação dos candidatos — considerado como o período entre o lançamento do edital e a aplicação das provas — é bastante reduzido. “São apenas 45 dias, um absurdo. Como o conteúdo é muito extenso, a rotina de estudos terá que ser intensiva, de domingo a domingo”, sustentou. A opinião dela é de que a banca deveria ter concedido, no mínimo, um período de dois meses para a preparação dos interessados.
Com o curto intervalo até as provas, Ranil recomenda atenção especial a itens como direito penal, atualidades e língua portuguesa. “É bom concentrar esforços também em economia e contabilidade, por serem disciplinas que poucos candidatos dominam”, acrescentou. O processo seletivo consistirá de provas objetivas e discursivas, teste de aptidão física, exame médico, avaliação psicológica e curso de formação.
Além da aprovação nos exames iniciais, para ser nomeado, é preciso que o aprovado tenha carteira de habilitação na categoria “B”. O curso de formação para os dois cargos será realizado pela Academia Nacional de Polícia, em Brasília, em regime de internato, com previsão de ser aplicado entre 6 de agosto e 21 de dezembro deste ano. Durante esse período, será oferecido, a título de auxílio-financeiro, 50% do salário da classe inicial do respectivo posto. (Do Diario de Pernambuco )
11H