A Controladoria-Geral da União (CGU) mostrou através de um relatório, que, na maioria das vezes, os condutores mesmo estando acima do limite de velocidade permitido não são multados.

Segundo o relatório, isso ocorre porque em 70% das infrações no trânsito, as multas sofrem invalidez consequentes de falhas nas operadoras de radar contratadas.
Essas falhas apresentam problemas como placa ilegível, foto panorâmica escura, veículo fora da zona de medição, reflexo do sol, foto panorâmica desalinhada, problemas técnicos e reflexo do flash.
Numa escala que engloba os anos de 2011 a 2017, os radares fixos nas rodovias federais, sem concessão, foram responsáveis por pelo menos um quinto das multas (18,2%), e deixaram de multar mais de 80% de motoristas infratores, o que equivale a oito em cada dez motoristas que estavam acima da velocidade e, não sofreram nenhuma punição.





