Raimunda Barros de Oliveira Lisboa (Mana), nasceu em 14 de junho de 1953, em Serrita, Estado de Pernambuco, Brasil. É a décima filha dos treze filhos de Mariano Jacinto de Oliveira e Júlia Maria de Barros Oliveira. Casou com José Lisboa Neto. Dessa união, nasceram três filhos: Juliana, Juliene e Júlio César. Graduada em Geografia e Educação Física. Pós-graduada em Geografia. Em sua formação vale ressaltar ainda os cursos de Sociologia, Prática de ensino e participação em seminários, encontros de Políticas Públicas, capacitação em Recursos Humanos e Projetos Comunitários. Foi professora da rede pública estadual de 1973 a 2003, hoje aposentada. Entrou na vida política em 1992. Foi vereadora por três mandatos consecutivos: 1993/1996; 1997/2000; 2001/2004, sendo Presidente da Câmara de Vereadores de Salgueiro no período de 2001 a 2002, quando foi homenageada pela IMB com a Comenda Legislativo Forte. Foi reeleita em 2008 pelo quadriênio 2008/2010, completando assim o quarto mandato. Reeleita presidente da Câmara de Vereadores no atual período de 2009/2010. Seus projetos de leis merecem destaque pela qualidade de seus objetivos, sempre em defesa da vida e cidadania. Em destaque:
- Lei Nº 1451/02 aprovada em 20.03.2003, promulgada em 2004 – com a ementa: Ficam as Instituições de Ensino Superior, instaladas no município de Salgueiro, obrigada a conceder incentivos aos estudantes nos três primeiros lugares do concurso vestibular:
1º lugar: Dispensa total da anuidade
2º lugar: Dispensa de 75% da anuidade
3º lugar: Dispensa de 50% da anuidade.
Lutas Comunitárias
Com determinação e luta a serviço dos mais carentes foi Fundadora da Associação das Mulheres de Salgueiro – Amusa, que com dignidade, conquistou o Prêmio Cidadania do Brasil de Herbert de Souza (Betinho), levando o município a ser reconhecido nacional e internacionalmente. É atual coordenadora de articulação e projetos. Coordena o colegiado de 15 associações rurais: Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar e Cooperativa do Trabalho. Além de ser fundadora do Instituto Vital Barros (Instituto de música para crianças e adolescentes carentes).
Em seu currículo não consta cargos de confiança. Todos os cargos ocupados por ela foram por mérito, resultado de luta, perseverança e garra.
Simplicidade, espírito de partilha e solidariedade são características da vereadora Mana. Sua luta sempre foi pautada pela dignidade, fidelidade e pelos princípios éticos, morais e cristãos.
11H