Em PE, vídeo mostra festa com drogas e álcool em presídio feminino; assista

Em PE, vídeo mostra festa com drogas e álcool em presídio feminino; assista

10 jan 2017

O Governo do Estado informou que abriu procedimento administrativo para apurar a realização de uma festa dentro da Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR). Em imagens divulgadas nas redes sociais nesta terça-feira (10), dezenas de presas aparecem usando drogas, bebendo e dançando sem qualquer interferência de agentes penitenciários. O caso teria ocorrido na tarde do último dia 31, no que seria uma festa de aniversário.

Na filmagem, detentas exibem cigarros de maconha e cheiram cocaína. Várias aparecem falando ao celular. Os corredores e alojamentos da unidade são apertados para tanta gente.

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco (Sindasp-PE), João Carvalho, a CPFR abriga 691 reeducandas, mas só tem espaço para 200. “Deveria haver ali, no mínimo, de 25 a 30 agentes por plantão, mas a média é de quatro ou cinco. Com a necessidade de fazer custódia, dar socorro e outros procedimentos, há vezes que esse número cai para duas. Numa situação dessa, não há como fazer a fiscalização e as presas tomam conta do pavilhão”, afirmou. “O que é visto nas imagens é o retrato da negligência do Estado, ausente dentro do sistema prisional”, completou Carvalho.

Da Folha PE
Comentários