Clássico das décadas de 80 e 90 no Brasil, o Volkswagen Santana está de volta, só que na China. A nova geração do sedã começou a ser produzida no país oriental e foi mostrada no Salão de Xangai.
Por enquanto, o Novo Santana será vendido apenas no mercado chinês, mas é quase certo que o modelo regressará ao Brasil em breve, para substituir o Polo sedã no máximo até o início de 2014.
No mercado brasileiro, o novo VW Santana ficará posicionado entre o compacto Voyage e o médio Jetta, com preço inicial na faixa dos R$ 40 mil.
Assim como no modelo dos anos 80 e 90, o Novo Santana não terá grandes luxos por dentro, mas promete muito espaço interno, o que deve agradar especialmente os taxistas — que até hoje sentem falta do sedã VW e sua infalível receita de custo/benefício.
Por aqui seus adversários diretos serão os sedãs compacto-médios, como Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena, Nissan Versa e Hyundai HB20X — Chevrolet Prisma e Toyota Etios Sedã também entram na briga.
Sua produção no Brasil deve começar no final de 2013, sobre a mesma plataforma do Polo brasileiro.











