O PT começou a se movimentar para sair por completo do governo Eduardo Campos (PSB), em Pernambuco. Nesta sexta-feira (11), Bruno Ribeiro pediu exoneração do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Ele é o candidato à presidência estadual petista no próximo processo de Eleição Direta (PED), ainda sem data para ocorrer. Ele tem o apoio do senador Humberto Costa e do deputado federal João Paulo.
No ofício encaminhado à secretaria de Administração do governo, o petista expõe que o motivo da saída foi a série de críticas feitas por Campos à presidente Dilma Rousseff. Também de acordo com o texto, o governador tem “priorizado uma interação com as principais forças anti-petistas locais e nacionais”.
São destacados, ainda, por Ribeiro dois pontos que pesaram na decisão que tomou. Um deles são as iniciativas do PSB que têm priorizado a interação com as principais forças anti-petistas locais e nacionais. O outro é a defesa de um debate com a sociedade para a construção de novas políticas públicas e práticas mais democráticas do que as que vêm predominando em Pernambuco, as quais desestimulam as alianças, a independência das demais instâncias dos poderes públicos locais e, especialmente, que se ouça às reivindicações das ruas.
O cargo ocupado por Bruno Ribeiro era não remunerado. Além dele, o PT tem a secretaria estadual de Cultura, comandada por Fernando Duarte;a secretário municipal de Habitação, com Eduardo Granja; e a presidência da EPTI, Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal. Pode ser contabilizado, ainda, a o secretário adjunto de Agricultura do governo estadual, Oscar Barreto.
Bastidores
A Executiva estadual do PT tem uma reunião agendada na noite desta sexta (11) para discutir a tomada de uma decisão única. As informações que circulam é que, a relação com os socialistas, que não andava bem, azedou ao ponto de instaurar “um clima insuportável” para a permanência do partido na base do governo estadual. A previsão é de que até o início da próxima semana, todos os cargos que ainda eram ocupados por petistas sejam entregues definitivamente.






