Neste domingo (06), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), informou que o estado conseguiu zerar a fila nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) voltadas para Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).
De acordo com a Central de Regulação de Leitos, responsável pelo encaminhamento de pacientes ao SUS, a oferta de vagas é maior do que a demanda de pacientes, o que faz com que as solicitações tenham disponibilização imediata.

“Depois de momentos muito difíceis, quando chegamos a ter mais de 300 pessoas em uma fila por leito de terapia intensiva, conseguimos zerar a espera por UTI na rede estadual de saúde. Esta marca que alcançamos hoje é fruto da decisiva colaboração dos pernambucanos, que entenderam a mensagem e adotaram um isolamento social mais rígido”, afirmou o governador em pronunciamento transmitido pelas redes sociais.
Segundo governo do estado, 1.543 leitos foram colocados em funcionamento em 20 municípios ao longo da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Desse número, 688 são em UTIs e 855 em enfermarias. Já a prefeitura do Recife soma 864 vagas, sendo 212 de UTI e 652 de enfermaria.
As solicitações de internação, que ultrapassaram 2,1 mil em meados de maio, caíram mais de 30%, e chegaram a 1,4 mil na semana passada, segundo o poder Executivo. A tendência de diminuição vem sendo observada ao longo das duas últimas semanas pela Central de Regulação de Leitos.
Apesar do resultado anunciado neste domingo, o gestor alegou que o momento não é de relaxamento. Com informações do G1





