Do G1
Na manhã desta quinta-feira (26), está sendo realizada a “Operação Smurf” que tem como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão contra a Prefeitura de Alagoinha, no Agreste Pernambucano.
Também há mandados sendo cumpridos nos municípios de Pesqueira e Garanhuns. A operação é realizada em uma parceria entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Polícia Militar.

De acordo com o promotor Frederico Magalhães, coordenador do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPPE, a investigação foi iniciada em 2019 e tem como objetivo colher documentos e equipamentos eletrônicos que possam contribuir com a investigação.
“A operação está sendo realizada em empresas, residências e prédios públicos visando solidar a investigação e trazer mais subsídios que possam confirmar a hipótese que está sendo apurada. A investigação ainda está em curso e não descartamos a possibilidade de novas atividades no momento futuro”, afirmou o coordenador do Gaeco.
Foram apreendidos aparelhos celulares dos alvos da operação, cheques, notebook, HDs e pendrives, CPU, documentos e dinheiro. Segundo o MPPE, duas pessoas foram conduzidas até a delegacia por portar arma de fogo de forma irregular.
Segundo o MPPE, “o nome da operação vem do método conhecido como ‘smurfing’, que consiste na modalidade de lavagem de dinheiro em que o agente criminoso dissemina o recurso fracionados em diversas contas bancárias realizando em variados dias e locais para difundir os recursos e dificultar o rastreio”.
Leia também:





