Da Folha Pernambuco
Os profissionais de Saúde passarão a receber dose de reforço da vacina contra a Covid-19. A decisão foi estabelecida por gestores do Ministério da Saúde e secretários estaduais (Conass) e municipais de saúde (Conasems).
A decisão foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em suas redes sociais. Ele afirmou que a dose deve ser aplicada após os seis meses da imunização completa e, preferencialmente, da Pfizer.

“Acabamos de aprovar a dose de reforço para profissionais de saúde, preferencialmente com a Pfizer, a partir de seis meses após a imunização completa. Essa já é a maior campanha de vacinação da história do Brasil“, disse ele. A dose de reforço já havia sido aprovada para idosos a partir dos 70 anos e em imunossuprimidos.
Todos os imunossuprimidos que já tomaram a segunda dose da vacina há 21 dias poderão receber a dose reforço. Já no caso dos idosos, eles devem ter tomado a segunda dose há mais de seis meses.
A necessidade de doses de reforço de vacinas contra o coronavírus vem sendo discutida em âmbito mundial, onde estudos mostram que a proteção das vacinas cai com o tempo.
A decisão de aplicar a terceira dose em profissionais de saúde foi tomada dois dias após o Ministério da Saúde recuar e voltar a autorizar que adolescentes sem comorbidade recebam a vacina contra a Covid-19. A pasta preparou nota técnica e informe aos gestores do SUS com orientações para recolocar o grupo de 12 a 17 anos na campanha de imunização.
O ministério ainda recomenda só vacinar estes jovens sem comorbidades após garantir o reforço da vacinação de idosos e grupos mais vulneráveis, encurtar o intervalo entre as aplicações das vacinas, além de imunizar adolescentes com deficiência ou privados de liberdade.
Leia também:





