Do G1 PE
Na noite desta quinta-feira (27), por volta das 22h00, um edifício teve parte de sua estrutura desabada em Olinda, no Grande Recife.
O desabamento ocorreu após testemunhas ouvirem um forte estrondo, seguido de incêndio, no local. Duas pessoas morreram: um adolescente de 13 anos e um homem de 32 anos. Bombeiros ainda tentavam resgatar quatro vítimas mulheres na manhã desta sexta-feira (28). Outras cinco pessoas foram socorridas com ferimentos.

Até a última atualização desta reportagem, os bombeiros não haviam informado o motivo da explosão e do fogo. A Defesa Civil informou que o prédio já havia sido desocupado pelo órgão por irregularidades em 2000, mas voltou a ser habitado sem autorização. A região, o bairro de Jardim Atlântico, tem histórico de prédios ocupados irregularmente.
A TV Globo apurou que 16 pessoas estavam no edifício no momento do desabamento. No local, havia 16 apartamentos, com térreo e três andares. Metade dos imóveis desabou.
VÍTIMAS
Os nomes das vítimas não foram divulgados. O corpo do homem de 32 anos foi o primeiro a ser localizado. Durante a madrugada desta sexta-feira (28), o corpo do adolescente também foi encontrado.
Das cinco pessoas socorridas, duas tiveram alta e outras três seguiam internadas na manhã desta sexta-feira, incluindo um homem resgatado após oito horas. Entre os socorridos com vida, estão três mulheres e dois homens. Dessas vítimas, duas mulheres de 25 anos foram resgatadas pelos bombeiros com ferimentos leves. Elas foram encaminhadas para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da PE-15, em Olinda, chegaram à meia-noite e foram liberadas às 2h.
Outras três vítimas foram conduzidas pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu):
- Homem identificado apenas como Ebenezer, de 53 anos, levado para o Hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife. Foi tirado dos escombros oito horas depois de ser achado;
- Um homem de 45 anos levado para o Hospital da Restauração;
- Uma mulher de 30 anos levada para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, na Região Metropolitana.
O homem de 45 anos chegou à Unidade de Trauma do Hospital da Restauração às 23h57. Ele sofreu uma fratura na mão, e o quadro de saúde dele é estável, informou o HR na manhã desta sexta. A mulher encaminhada para o hospital Miguel Arraes foi deixada na chamada “sala verde” e estava sem gravidade, também nesta manhã.
Segundo o Samu, o outro homem, de 53 anos, está falando, consciente e orientado. Ele consegue sentir as pernas e mexer os dedos do pé. Além disso, três cachorros foram resgatados vivos dos escombros, segundo o Corpo de Bombeiros.




