O esteriótipo do jovem em frente ao computador jogando “World of Warcraft”, isolado do mundo ao redor, não é real. Ao menos é o que indica estudo realizado por pesquisadores da North Carolina State University, York University e Ontario Institute of Technology, sobre o comportamento dos gamers em eventos voltados para esse público.
– Eles são pessoas altamente sociáveis – afirmou Nick Taylor, professor da North Carolina State e coordenador da pesquisa. – Não é uma surpresa para a comunidade de jogadores de videogame, mas vale a pena dizer para todas as outras pessoas. Solitários são exceções entre gamers, não a norma.
Os pesquisadores visitaram mais de 20 eventos públicos de gamers no Canadá e Reino Unido, que reuniam entre 20 e 2,5 mil pessoas. Foram analisados os comportamentos de milhares de jogadores, além de entrevistas aprofundadas com 378 deles. O foco eram jogadores de games multiplayer on-line, como “EVE” e “World of Warcraft”.
O interesse dos pesquisadores era monitorar o comportamento on-line e off-line dos gamers, com foco nas formas de comunicação entre eles. O que perceberam é que o jogo é apenas um aspecto do comportamento social dos jogadores.
– Eles assistem às partidas, conversam, bebem, trocam mensagens. O jogo não elimina a interação social, apenas suplementa – disse Taylor.
(Fonte: Jornal O Globo)