Via NE10
O escândalo de corrupção na Fifa compromete até o pagamento de premiações da Copa América. O tesoureiro da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol, Carlos Chavéz, da Bolívia, explicou que a confederação vai pagar do próprio bolso a premiação às oito seleções que restaram no torneio. O problema é que a empresa que detém os direitos da competição, a uruguaia Datisa, está com as contas congeladas pela acusação de pagar propinas a dirigentes e o dinheiro dos patrocinadores do campeonato continental vai direto para a conta dela, que repassa uma parte à entidade.
De acordo com Chávez, apenas US$ 30 milhões dos US$ 80 milhões previstos chegaram à Conmebol. Por isso ela terá que tirar o restante, cerca de US$ 25 milhões, do próprio bolso.
A Datisa é formada por três empresas: Traffic, Full Play Group e Torneos y Competencias. Todas envolvidas no esquema da Fifa. Os donos da Full Play e da Torneos estão presos. J.Hawilla, empresário e dono da Traffic fez um acordo com a justiça dos Estados Unidos para devolver US$ 150 milhões depois de conversar seus crimes.
O campeão da Copa América receberá US$ 4 milhões; o vice, US$ 3; o terceiro colocado, US$ 2, enquanto o quarto fica com US$ 1. Já os cartolas do primeiro time da Conmebol recebiam subornos de US$ 20 milhões para vencer os direitos de comercialização do torneio.







