Notícias Pernambuco

Em Pernambuco, 25 pessoas morreram intoxicadas por chumbinho este ano

Por: em 19/11/2013 às 19h25 atualizado em 19/11/2013 às 19h25

1384884966_default

Os casos de pessoas intoxicadas por chumbinho têm sido cada vez mais frequentes em Pernambuco. Segundo o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox), este ano 208 pessoas vítimas de intoxicação com o veneno foram atendidas em unidades de saúde do Estado, que registraram 25 óbitos.

O agrotóxico muito usado para controlar pragas em plantações costuma ser usado como veneno de rato, mas a substância é mais perigosa para humanos que para os roedores. De acordo com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), dez gramas do veneno são suficientes para matar três pessoas, enquanto essa mesma quantidade mataria apenas um rato.

Segundo a legislação, o chumbinho só pode ser utilizado na agricultura e tem que ser comercializado com receita de um agrônomo. A população deve procurar raticidas que tenham registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e não o chumbinho.

Este ano, mais de uma tonelada do veneno foi apreendida em Pernambuco. Numa operação realizada nessa segunda-feira (18) no comércio do Recife, cinco pessoas foram detidas e 100 embalagens de um produto que pode ser chumbinho foram apreendidos no bairro de São José e em Afogados.

 

Comentários

Desenvolvido por: