Nesta segunda-feira (23), às 10h, ocorre o IX Fórum Nacional de Governadores que irá discutir a conjuntura atual e a defesa da democracia. A reunião irá acontecer no Palácio do Buriti, em Brasília.
O encontro ocorre no momento em que a tensão entre os poderes se intensifica e, como resultado, os gestores devem trazer um contraponto às últimas investidas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo a pauta do Fórum, o governador do Piauí, Wellington Dias, será o responsável pela apresentação dos temas: Conjuntura Atual, Defesa da Democracia e Riscos ao Pacto Federativo.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) e outros 21 gestores estaduais, participam por videoconferência. Apenas o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o Governador do Piauí, Wellington Dias (PT) e o Governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha (sem partido), participam presencialmente.
“Vamos tratar também da conjuntura, pois independente da disputa partidária pelo Fórum dos Governadores defendemos o fortalecimento da nossa democracia, respeito à Constituição e as leis e ainda a defesa da vida acima de todas as prioridades, do desenvolvimento sustentável e respeito às instituições”, afirma o governador Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste e no Fórum Nacional, coordenador da temática da vacina.
A reunião acontece no primeiro dia útil após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ter encaminhado ao Senado Federal, o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Até agora, nem todos os governadores comentaram o assunto. O Governador Paulo Câmara foi um dos que ainda não se posicionou publicamente sobre o fato. Informações da Folha Pernambuco
Leia também:





