Governadores de 16 estados brasileiros assinaram uma carta, divulgada sesta segunda-feira (29), onde condenaram ‘fake news’ que visam criar a instabilidade institucional, assim como estímulos a motins policiais, registrados neste domingo (28) entre a Polícia Militar da Bahia, por autoridades federais.
“Estimular motins policiais, divulgar Fake News, agredir Governadores e adversários políticos, são procedimentos repugnantes, que não podem prosperar em um país livre e democrático”, escreveram os governadores.

Além disso, nesta segunda-feira (29), a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) gerou polêmica ao fazer publicação em rede social onde estimulou os motins da polícia da Bahia, desrespeitando as ordens do governador Rui Costa (PT). Defendeu ainda um agente da tropa que abriu fogo em um ponto turístico de Salvador.
A deputada apagou a publicação logo em seguida, afirmando que se comoveu com as imagens do policial sendo morto. Ela também falou que esperaria as investigações sobre o caso.
Em recado à deputada, os governadores ressaltaram sobre mentiras e incitações de autoridades federais. “Conclamamos o Presidente da República, os Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, bem como o Presidente do Supremo Tribunal Federal, para que adotem todas as providências de modo a coibir tais atos ilegais e imorais”, solicitaram.
A carta é assinada por 16 governadores do estado, incluindo João Doria (PSDB), Rui Costa (PT), Eduardo Leite (PSDB) e Ronaldo Caiado (DEM). Veja abaixo todos os governadores signatários da carta.
Governadores que assinaram a carta:
Rui Costa – Bahia
Flávio Dino- Maranhão
Helder Barbalho – Pará
Paulo Câmara – Pernambuco
João Doria – São Paulo
Ronaldo Caiado – Goiás
Mauro Mendes – Mato Grosso
Eduardo Leite – Rio Grande do Sul
Camilo Santana – Ceará
João Azevêdo – Paraíba
Renato Casagrande – Espírito Santo
Wellington Dias – Piauí
Fátima Bezerra – Rio Grande do Norte
Belivaldo Chagas – Sergipe
Reinaldo Azambuja – Mato Grosso do Sul
Waldez Goés -Amapá
Via Blog O Povo com a Notícia





