Rapaz, eu tinha ficado quieto até agora porque não gosto muito de me envolver com esse negócio de política. Não conheço esses pré-candidatos que estão aí. Nem mesmo os que passam aqui em casa, tomando água do pote, de 4 em 4 anos, para puxar umas conversas sem futuro e depois me entregando seu “santim” com o número que devo digitar na urna no dia da eleição.
Mas esse rolo parece briga de casal, pra ver quem manda mais. Espia só: Há 4 anos tínhamos 2 cabras machos brigando, igual galo, para receber mais votos. Até os débitos de um com o SPC/SERASA foi apresentado pelo outro, para provar que o homem era irresponsável.
Rasgaram dinheiro feito doido para ganhar um salário que se você multiplicar pelos 4 anos que o cabra passa se lascando de trabalhar, não paga o que ele gastou (começa meus questionamentos por aí). Três anos depois, aparecem os dois conversando… Namorando… Como se quisessem reatar o amor. Namoraram uns dias, mas não entraram num acordo. Separaram novamente.
Nesse meio tempo, aparece um moço, com conversa bonita… Religioso, que parece não ter muito o que fazer, passava o dia tirando foto das coisas inacabadas do atual gestor, mas que também não teve muito sucesso. Foi o jeito se juntar com um menino, que ninguém sabe de onde veio, mas que tem um monte de macho experiente na bancada. Uns machos conhecidos pelo polo. Já estão tomando conta do nosso dinheiro faz tempo e ainda hoje conto nos dedos o que esses homens conseguiram fazer aqui para mim e meus compadres da zona rural.
Entrou também um Doutor bem famoso. Ah! Esse eu conheço! Já fui muito lá na clínica dele, me consultar. Ele é bom! Me consultei de tudo com ele: osso, cabeça, bexiga, até menino ele tira da barriga das mulheres. Mas do mesmo jeito que ele atende (em 2 minutos), ele desiste. Porque foi só entrar mais um na jogada que ele saiu.
Esse mais um que entrou na disputa deve estar com vontade de se unir a algum dos lados e ficar como secretário, porque não vejo muito futuro como candidato. É um empresário forte, mas não fez nada pelo povo daqui. A mulher até que tenta cuidar dos nossos meninos, que andam cheios de verme por causa dessas águas que a gente bebe aqui, que não tá muito boa, mas também não tem perfil de mulher de político. Não se mistura muito com os povo. Não é muito sociável…
O certo é que hoje temos o atual prefeito, que até tem feito umas coisinhas na cidade, mas os funcionários mesmo… Tão sofrendo… Os efetivos não veem reajuste salarial há um tempo… Os contratados só recebe salário quando tem 3 atrasados, para ficar dois dentro. Sem falar no povo que faz serviço e só recebe com a graça de Deus, depois de muita promessa e muito lamurio.
Além do prefeito velhaco, temos um menino de fraudas (precisa de vários adultos para cuidar) e um empresário que viajou o mundo, mas não conhece a realidade de seu povo. Fica difícil para nós escolhermos quem vai nos “representar”. Quem vai cuidar das nossas finanças, saúde, educação, etc…
Mas vamos pensando e refletindo na vida. Eu aqui na minha cadeirinha de balanço e você aí na sua rede. Quem sabe tomamos uma decisão melhor pensando juntos.
Do Matuto Pensador