O mês de Setembro é muito importante pois é marcado pelo ‘Setembro Amarelo’, que atua com intuito de prevenir o Suicídio. O Portal Nayn Neto aproveitou o momento para conversar com a Psicóloga Ana Cláudia (CRP-02/24687), que falou um pouco sobre a importância deste mês.

“Setembro Amarelo é o mês (dedicado à prevenção do suicídio. A origem do mesmo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.” Afirmou.
“No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”. A iniciativa, foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.”
“Essa campanha chega ao Brasil no ano de 2015 e tem ganhado força, ano após ano. Existe ainda um tabu relacionado ao setembro amarelo, onde muitos não gostam de falar, acreditando dar ideias ou estimular pessoas que já possuem uma ideação, porém na verdade essa campanha tem orientado jovens e adultos com crises de ansiedade e depressão com ideação suicida, fazendo com que eles reflitam mais sobre a vida e incentivando-os a buscar mais por ajuda psicológica. Essa demanda tem crescido muito, principalmente neste contexto pandêmico que estamos passando, com o isolamento social, nossos jovens ficaram mais vulneráveis a situações de crises de ansiedade, síndrome do pânico e até mesmo depressão ou até mesmo uma ideação suicida, pois quem passa por tais sofrimentos psicológicos muitas vezes não demonstram e quando as pessoas se dão conta, já é tarde demais, por isso a importância de procurar uma ajuda profissional de um psicólogo para que este possa auxilia-los nesse processo, permitindo assim, que através da fala o sujeito venha, sair de uma crise com sintomas característicos de sofrimento psíquico”, explicou Ana Cláudia.
Prosseguiu: “Por isso enfatizo aqui a importância de praticarmos a empatia e o respeito mútuo, buscando se colocar no lugar do outro, talvez quem você menos imagina está em sofrimento psíquico e com ideação suicida e uma simples palavra de apoio, um abraço,pode salvar uma vida, sejamos mais amigos, mais empáticos, mais reflexivos e ajude o próximo que precisa, se solidarize com a dor do outro, pequenos gestos podem salvar vidas.”
Caso você busque um profissional da Psicologia, Ana Cláudia atende na Rua Jacinto Alves de Carvalho, 199, no Centro de Serra Talhada, próximo ao Hospam. Telefone para contato, caso tenha ficado qualquer tipo de dúvida: (87) 99105-7174 (Whatsapp).