A fabricante de celulares canadense BlackBerry, em dificuldades, disse nesta segunda-feira (23) que concordou com sua aquisição por um consórcio de investidores, por US$4,7 bilhões. Esta operação tiraria a fabricante de celulares da bolsa. A empresa informou que “assinou um acordo de intenção pelo qual o consórcio, liderado pela Fairfax Financial Holdings Limited fez uma oferta para adquirir a empresa”.
A empresa canadense Fairfax, dirigida pelo milionário Prem Watsa, já é a maior acionista da BlackBerry, com aproximadamente 10% das ações. Watsa deixou a direção da BlackBerry em agosto. Pela proposta do acordo, o consórcio deve oferecer US$ 9 por cada ação e a Fairfax contribuirá com suas próprias ações na transação. A BlackBerry disse que seu quadro de diretores apoiam o plano.
O acordo, após os trâmites administrativos, deve ser anunciado no dia 4 de novembro e também depende de o consórcio obter financiamento. A BlackBerry informou que continuará buscando uma melhor oferta nesse intervalo. As ações da BlackBerry deixaram de ser negociadas pouco antes do anúncio, com preço de US$8,23 por ação.
Na sexta-feira (16), a empresa anunciou o corte de 4500 empregos ou 40% de sua força de trabalho. Os analistas reagiram com moderado otimismo ao anúncio de compra. “Esta é, provavelmente, a melhor saída entre várias opções pouco atrativas para a Blackberry”, disse o analista Jack Gold da J Gold Associates.
A BlackBerry ajudou a criar a cultura do celular, com usuários grudados a seus aparelhos, mas, desde então, muitos desses clientes mudaram para a Apple ou para outras marcas como a Samsung, a maioria com sistema operacional Android.
A empresa, que anunciou perdas no segundo trimestre de seu exercício fiscal de cerca de 1 bilhão de dólares, manterá 7.000 funcionários. O grupo já tinha cortado alguns postos de trabalho nos últimos meses em diversos setores, mas mantinha na primavera (no hemisfério norte) 12.700 empregados.
Precurssora do mercado dos smartphones, a BlackBerry está em contínua queda há pelo menos três anos e em 2012 tinha sido obrigada a demitir 5.000 empregados em todo o mundo. O lançamento do BlackBerry 10 este ano não conseguiu dinamizar as vendas.
A empresa divulgará seus resultados na próxima semana e estima que foram vendidos 3,7 milhões de seus aparelhos no segundo trimestre, mas, sobretudo, antigos modelos BB7. A empresa reduzirá sua carteira de produtos de seis a quatro aparelhos, segundo comunicado.
Fonte: AFP