Depois liderar a classificação geral do pentatlo moderno feminino, a pernambucana Yane Marques levou a medalha de bronze da modalidade neste domingo, 12, na Olimpíada de Londres, Inglaterra. A medalha de Yane foi a última conquistada pelo Brasil neste último dia dos Jogos. A lituana Laura Asadauskaite levou o ouro, enquanto a inglesa Samantha Murray ficou com a prata.
O bronze de Yane começou a ser construído logo cedo na esgrima, quando ela ficou em sexto no geral. Na natação, a pentatleta foi melhor ainda e terminou em segundo na classificação geral. No hipismo, em que o cavalo é sorteado para cada atleta, Yane fez poucas faltas e passou a liderar a competição ao lado da lituana Laura Asadauskaite.
Na prova combinada de corrida e tiro, Yane começou bem mais uma vez e chegou a ficar em primeiro. Porém, a pernambucana perdeu força no final e foi ultrapassada por Asadaukaite e por Murray. Apesar da queda para a terceira colocação, Yane cruzou a linha de chegada com bastante vibração e emoção.
O pentatlo moderno reúne cinco esportes e é disputado em apenas um dia. Depois das competições de esgrima, natação e hipismo, o atleta que tiver somado mais pontos larga na frente na última prova que combina corrida e tiro.
Yane Marques, que é natural de Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú, é a terceira colocada do ranking mundial de pentatlo moderno e tem bons resultados desde Pequim, quando foi só a 18ª colocada. Ela foi sexta no Mundial de 2010, sétima em 2011 e sexta novamente neste ano, meses antes das Olimpíadas.
A pernambucana já foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007, e ficou com a prata no ano passado em Guadalajara.
11H