“A saúde mental em Serra Talhada se divide em antes e depois da implantação do CAPS”. É como avalia a secretária de Saúde de Serra Talhada, Socorro Brito. Segundo ela, o município vem se densenvolvendo no tratamento a transtornos, – mentais ou por dependência de álcool ou droga – com a implantação de dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Atualmente, Serra Talhada tem o CAPS AD, que cuida de pessoas dependentes de álcool e drogas e o CAPS Transtorno, específico para quem apresente algum tipo de distúrbio mental. “Em ambos, o paciente encontra um ambiente socioeducativo, que possibilita reintegração social. As duas unidades do município proporionam uma melhor qualidade de vida à população”, acredita Socorro Brito.
De acordo com Marília Remígio, coordenadora de saúde mental da Prefeitura de Serra Talhada, “o trabalho é resultado do conjunto de forças e saberes para mudar a assistência ao portador do transtorno.” A saúde pública no Brasil criou o CAPS para se instituir uma nova forma de acolhimento e tratamento dos pacientes mentais. Atualmente cerca de 1.800 CAPS estão funcionando no país. (Assessoria de Imprensa PMST)
11H