A cidade de Petrolina deve receber na próxima terça-feira (20) cerca de 10 mil agricultores de todas as regiões semiáridas do Nordeste, em uma grande mobilização organizada pela Articulação do Semi-Árido Brasileiro (ASA), para cobrar do Governo Federal a continuidade das ações voltadas para as regiões secas do país. O ato público está programado para o turno da manhã na Conha Acústica. Uma das principais preocupações da ASA é a não efetivação do Programa Um Milhão de Cisternas.
De acordo com a articulação a mobilização foi convocada após declarações do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), indicando o fim da parceria entre o Governo Federal e a ASA. Caso a parceria acabe, 165 mil pessoas serão prejudicadas com o fim do repasse de R$ 120 milhões para a articulação. A Asa afirma que o compromisso do repasse dos recursos foi firmado pelo MDS em publicação no Diário Oficial da União (DOU) no dia 17 de agosto.
No documento convocatório a ASA chama a atenção das associações para o ato público. “Reconhecemos que esse movimento atual do governo pode levar ao fim um conjunto de processos que para nós da ASA é muito caro e que se localiza na ação de mobilização comunitária, formação, empoderamento local e controle social, ou seja, os carros chefes da nossa ação, sendo esses os elementos que nos diferenciam e que no entendimento da ASA temos que defender com unhas e dentes”, alerta.
Petrolina foi escolhida para sediar a manifestação por conta de sua localização geográfica, que possibilita reunir um maior número de pessoas de todos os estados do Nordeste. São aguardados na mobilização agricultores e agricultoras que integram organizações sociais e representantes do poder público. Fonte: Alvinho Patriota
11H