Notícias Serra Talhada

Arquiteto Serra-talhadense elabora modelo de Portal para cidade

Um portal é a expressão de acolhimento que os cidadãos tem aos conterrâneos que voltam a cidade e aos visitantes que ela recebe.

Por: em 29/04/2020 às 14h34 atualizado em 30/04/2020 às 16h24

O arquiteto serra-talhadanse, Ícaro Diniz, elaborou um projeto para criação de um Portal de entrada para a Capital do Xaxado, inspirada no chapéu que foi muito tempo usado por diversos nordestinos, inclusive Rei do Cangaço.

Confira um pouco do projeto:

“Estando à 415km da capital pernambucana, Serra Talhada é um dos principais polos comerciais e médicos da região do sertão do estado de Pernambuco, precisamente na microrregião do Pajeú, rio que margeia o perímetro da cidade e abasteceu por anos. Pelo censo de 1016 do IBGE, a cidade possui 84.970 habitantes. Seu território tem cerca de 2.980km² e está a 436,86m acima do nível do mar.

A proposta para o portal da cidade surge no intuito de expressar o desenvolvimento que a cidade tem diante do seu atual protagonismo de apoio às demais cidades da região. Um portal é a expressão de acolhimento que os cidadãos tem aos conterrâneos que voltam a cidade e aos visitantes que ela recebe.

A simbologia em sua arquitetura, surge a partir da inspiração na forma do chapéu de couro nordestino. Massivamente usado por vaqueiros, tem algumas variações em seu formato, também difundido por cangaceiros e posteriormente músicos e artistas para representar o povo do nordeste. É sem dúvidas um símbolo para nós, que valorizamos a cultura local.

É possível observar nas imagens que existe uma representação simbólica nas estrelas que compõem a forma arquitetônica do portal. Cada estrela, de sete pontas, sinal da perfeição de Deus para nos trazer proteção, representa os distritos de Serra Talhada e sua sede, respectivamente: Bernardo Vieira, Caiçarinha da Penha, Luanda, Logradouro, Pajéu, Santa Rita, Tauapiranga, Varzinha e Serra Talhada. O portal se constrói a partir de sete arcos para a entrada e sete para a saída. A arco central possui sete metros de raio e os demais sete metros em seu diâmetro”.

Comentários

Desenvolvido por: