Os ataques realizados a bancos no primeiro semestre de 2011 já somam 838 em todo o país, de acordo com levantamento feito pela Confederação dos Vigilantes. Na maioria dos casos, os assaltantes querem o dinheiro dos caixas eletrônicos. A divulgação dos dados, segundo a confederação, tem o objetivo de alertar os bancos e as autoridades para a falta de segurança.
Em Curitiba, os criminosos renderam funcionários e clientes nesta terça-feira (12) e depois colocaram dinamites para explodir o terminar de uma loja de conveniência. Em São Paulo, a polícia registrou, nesta madrugada, outro ataque na zona leste da capital.
Com esse, são 81 caixas explodidos neste ano na Grande São Paulo.
Em maio, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) iniciou uma operação contra esse tipo de crime. Foram presos cinco policiais militares e aberta investigação contra outros 26 por suspeita de participação em quadrilhas especializadas.
Uma lei prevê o número mínimo de dois vigilantes por agência e também a instalação de alarmes. As regras são de 1983 e não tratam da prevenção de crimes mais atuais, como a saidinha de banco, por exemplo.
Assista ao vídeo: