Um atirador abriu fogo neste domingo contra muçulmanos que deixavam uma mesquita no Estado de Kaduna, no norte da Nigéria, deixando ao menos 12 mortos, informou a polícia local.
Segundo Abdullah Muhammad, governante tradicional, o ataque ocorreu po volta das 1h30, no horário de Brasília, em uma vila remota chamada Dogo Dawa, cerca de 120 km da capital, Kaduna.
O chefe da polícia provincial, Olufemi Adenaike, afirmou que várias pessoas ficaram feridas e, por conta disso, o número de vítimas fatais pode aumentar. Ainda não se sabe quantas pessoas cometeram o ataque nem detalhes da ação.
Após o ataque, nenhum grupo havia reivindicado a autoria dos disparos. O Estado de Kaduna, de maioria muçulmana, é cenário frequente de atentados perpetrados pela seita islamita Boko Haram.
Eles usualmente atacam forças de segurança do governo, autoridades governamentais ou cristãos, mas já atacaram clérigos muçulmanos e mesquitas no passado.
Moradores do povoado disseram que o ataque pode ter sido dirigido contra um grupo de cidadãos que recentemente frustrou um assalto na cidade.
O Boko Haram, cujo nome significa “a educação não islâmica é pecado”, luta pela implementação de um Estado islamita no norte do país e já cometeu vários atentados nesta região e no centro da Nigéria contra comunidades cristãs e líderes muçulmanos moderados. (Último Segundo)
11H