Um atirador deixou ao menos 12 mortos e outros 50 feridos ao disparar e lançar um gás não identificado dentro de um cinema lotado na cidade americana de Aurora, no Estado do Colorado, na madrugada desta sexta-feira durante a estreia do filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”.
Inicialmente apontado em 14, o número de mortos foi revisto posteriormente. Esse foi o pior ataque nos EUA desde a ação de um atirador no campus da Universidade de Virginia Tech em 2007, que deixou 32 mortos antes de se suicidar. Entre os feridos estão algumas crianças, sendo a mais jovem um bebê de quatro meses que já recebeu alta.
O suspeito pelo massacre foi detido, anunciou Dan Oates, chefe da polícia de Aurora, que fica a cerca de 15 km do centro de Denver e a apenas 32 km do local do massacre de 1999 na escola de Columbine, que matou 12 alunos, um professor e deixou 24 feridos.
O suspeito foi identificado como James Holmes, de 24 anos. Segundo um agente federal, o atirador nasceu no Estado do Tennessee em 13 de dezembro de 1987 e é morador de Aurora, a terceira cidade mais populosa do Colorado. Ele era um estudante da Escola de Medicina da Universidade do Colorado em Denver até o mês passado, quando largou o curso.
Oates afirmou que o suspeito alegou ter explosivos em sua casa. Durante a investigação no local, a polícia e agentes do FBI descobriram que o apartamento estava com armadilhas, tendo sido encontrados no local explosivos aparentemente “muito sofisticados”. As autoridades esvaziaram cinco prédios enquanto verificam como desarmarão o material inflamável e explosivo. Segundo a Reuters, os trabalhos no local podem durar “horas ou dias”. (IG)
11H