O Procon divulgou nesta quinta (15), seu ranking anual das empresas que mais receberam reclamações no ano anterior. Desta vez, o Bradesco ficou em primeiro lugar, ultrapassando a Telefônica, sempre no topo nos últimos seis anos. Bancos e operadoras de telefonia foram as campeãs. TIM figurou como a líder, superando a Oi.
Foram 937 reclamações em relação à TIM, e destas, 541 foram atendidas. A empresa chegou a ser obrigada pela Justiça a interromper as vendas em suas lojas para novos clientes. Em seguida, vem a Telefonia, com 835 reclamações e Oi, com diversos serviços em Pernambuco com 806.
Já as instituições financeiras mais reclamadas foram Bradesco (1.723 ocorrências), Itaú Unibanco (1.383 ocorrências) e Panamericano (716 ocorrências). Em segundo lugar, B2W, empresa responsável pelas operações da Americanas.com, Submarino e Shoptime, ficou em segundo lugar no ranking das dez mais reclamadas.
Nessa quarta (14), o Procon conseguiu decisão para tirar do ar sites de venda da B2W por três dias. A companhia recorreu e conseguiu impedir a suspensão.
OUTRO LADO – As empresas divulgaram notas hoje sobre suas aparições no ranking. “A posição do Bradesco no ranking reflete a incorporação, pela primeira vez, dos apontamentos referentes ao Banco Ibi. Os processos do Ibi já foram integrados e já começam a receber o mesmo tratamento dado aos processos do Bradesco, no sentido de serem alinhados aos padrões de qualidade e agilidade do banco”, disse o Bradesco, que lidera o ranking.
Em nota, o Itaú Unibanco afirmou: “Mesmo com a redução de 19% no volume de demandas, não estamos satisfeitos com nossa posição no ranking do Procon-SP. Continuaremos investindo esforços para aprimorar serviços e reduzir falhas, em velocidade maior que a expansão do setor bancário”. “Assumimos compromissos públicos de melhoria com a Fundação Procon-SP, demonstrando que o Itaú Unibanco está focado em reduzir reclamações e aumentar a satisfação dos clientes. Nossas ações de melhorias continuarão, intensamente, em 2012”, continua a nota.
O banco PanAmericano informou que “está atuando na revisão e melhoria de todos os seus processos internos afim de melhor atender o consumidor.”
A TIM, que aparece em primeiro lugar na lista entre as operadoras de telefonia móvel, divulgou nota afirmando que “os trabalhos dos orgãos de Defesa do Consumidor são iniciativas bem recebidas pela organização. A TIM entende que melhoria da qualidade no atendimento ao cliente é um processo contínuo e um quesito fundamental na sua estratégia de negócios”, acrescentando que desenvolve ações preventivas. A empresa destaca, no comunicado, que o número de demandas recebidas no Procon-SP corresponde a 0,005% da sua base de clientes no Estado.
“No último ano, a operadora registrou um aumento de 33,6% da base de clientes do estado de São Paulo, encerrando o ano com 15.636.478 usuários, mas isto não comprometeu a qualidade dos serviços e do atendimento prestado, tanto que a companhia mantém o melhor desempenho nos indicadores do Plano Geral de Metas de Qualidade da Anatel, com 100% de cumprimento das metas de atendimento desde agosto de 2010”, continua a TIM. (Do UOL e agências)
Veja a lista das empresas com maior número de reclamações
1 – Bradesco (1.723 reclamações)
2 – B2W (Americanas.com/Submarino/Shoptime) (1.574)
3 – Itaú Unibanco (1.383)
4 – LG Electronics (1.164)
5 – TIM (937)
6 – Telefônica (835)
7 – OI (806)
8 – Eletropaulo (801)
9 – Carrefour (746)
10 – Panamericano (716)
11H