Só este ano, o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) já registrou mais de 300 casos de intoxicação envolvendo medicamentos, com três óbitos. Segundo o órgão, os registros são provocados, principalmente, por causa de medicamentos andi-depressivos e que atuam no sistema nervoso, como diazepam.
Além disso, remédios comuns podem causar reações adversas. Por isso, os Centros do Brasil participam, nesta sexta-feira (29/06), às 10h, de web-ceonferência sobre “Toxicidade por Dipirona”. No Recife, o Ceatox, na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, receberá os interessados em discutir o tema.
“Sempre alertamos sobre risco de intoxicações medicamentosas, sobretudo em crianças, pois, até os quatro anos de idade, elas correm maior risco de um envenenamento não intencional”, comenta a coordenadora do Ceatox-PE, Lucineide Porto. Segundo ela, as intoxicações com dipirona, em Pernambuco, não são comuns. Mas o remédio pode provocar coceira no corpo ou edemas. Pessoas com problemas hepáticos, por exemplo, devem evitar o uso. Mais informações sobre a atividade pelo (81) 3181.6451.
11H