Notícias Pernambuco

Confira o que abre e o que fecha em PE após restrições contra a Covid-19

Por: em 03/03/2021 às 17h23 atualizado em 03/03/2021 às 17h23

Nesta quarta-feira (03), o Governo de Pernambuco publicou, no Diário Oficial, o decreto que estabelece novas restrições em relação às atividades sociais e econômicas entre os dias 3 e 17 de março.

Durante esse período, nos 184 municípios do Estado, atividades não essenciais estão proibidas de funcionar entre as 20h e 5h, de segunda a sexta-feira, e em qualquer horário nos finais de semana. A medida tem como finalidade diminuir o índice de transmissão da Covid-19 no Estado.

Após a nova restrição, clubes sociais, igrejas, praias, parques, bares, restaurantes e shoppings, além de comércio de rua não essencial, terão que fechar às 20h nos dias úteis e não poderão abrir para o público nos fins de semana.

“A atividade comercial se estende até as 20h de segunda a sexta. Sábado e domingo todas as atividades não essenciais vão fechar; bares, restaurantes, lanchonetes, oricultura, academia, casas de massagem, cabeleireiro. As padarias, por exemplo, são serviços essenciais. Só vai poder funcionar o balcão, a parte de conveniência, de self-service estará fechada; da mesma forma nos postos de gasolina. Os postos de combustíveis são atividades essenciais, como supermercado, padarias, farmácia, hospitais, veterinários e de assistência às pessoas”, explicou o secretário Pedro Eurico, durante entrevista à Rádio Jornal.

De acordo com decreto, os jogos de futebol profissional podem funcionar mesmo nos horários restritos, desde que o protocolo de segurança sanitária seja cumprido e que não haja público.

Nos shoppings, as lojas se encontrarão fechadas e somente os estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar da população podem abrir, como supermercados; desde que haja acesso externo e independente.

Está proibida aos sábados e domingos a prática de atividades econômicas e sociais nas praias e parques do Estado. Contudo, a prática de atividades esportivas em modalidades individuais está permitida.

Permanece proibida, até o dia 17 de março, a utilização de som nos bares, lanchonetes, restaurantes, estabelecimentos similares e na faixa de areia das praias em qualquer horário.

Também permanece proibida a realização de eventos corporativos, institucionais, públicos ou privados, para fins de reuniões, treinamentos, seminários, congressos e similares. Assim como shows, festas, eventos sociais de qualquer tipo, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes fechados ou abertos, públicos ou privados, inclusive em clubes sociais, hotéis, bares, restaurantes, faixa de areia e barracas de praia, independentemente do número de participantes.

As ações de atracação de cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte seguem suspensas em todo o Estado de Pernambuco, inclusive em Fernando de Noronha. Informações do JC Online

Comentários

Desenvolvido por: