(Mônica Castro em discurso de posse) |
(Equipe da Coordenadoria da Mulher) |
Em um dia emblemático para as mulheres, tomou posse Monica Cabral, nova Coordenadora Municipal da Mulher. A cerimônia aconteceu hoje (8), quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. A Coordenadoria da Mulher foi criada pelo prefeito Carlos Evandro para otimizar as políticas públicas voltadas para as mulheres em Serra Talhada. Para o vice-prefeito Luciano Duque, que representou o prefeito na ocasião, “foi muito importante a reformulação feita na Secretaria de Desenvolvimento Social, assim, foi possível criar a Coordenadoria da Mulher, priorizando ações, fazendo com que o governo e sociedade avancem”.
Ao longo dos anos, as mulheres vêem conquistando cada vez mais espaço na sociedade, enfrentando preconceitos sociais, maxismos e, o mais alarmante, a violência doméstica. Em Pernambuco, o número de mulheres vitimizadas pelos próprios companheiros diminuiu nos últimos anos, mas ainda é preocupante. A nova coordenadora dará foco especial para essa questão. Segundo Mônica Cabral, “o Conselho da Mulher (que já existe na cidade) vem trabalhando, levantando dados, e realizando campanhas que quebrem essas barreiras. A questão da violencia é um grande desafio para todos. Envolve sentimentos, relações de posicionamento econômico e isso é muito dificil”, disse.
Mônica Castro sempre foi uma militante social em busca da consolidação dos direitos da mulher. E agora, a frente da Coordenadoria da Mulher de Serra Talhada, espera incluir socio e economicamente o público feminino. “ Temos que empoderar essas mulheres de conhecimento em busca dos espaços que, até hoje, são totalmente dominados por homens. Vamos desmistificar que a mulher é o sexo frágil e tem capacidade intelectual inferior”.
Incluir mulheres no espaço social e torná-las mais ativas. Esse é o principal lema da Coordenadoria da Mulher. A união das ações governamentais com os movimentos sociais será o carro-chefe para a elaboração e realização de projetos voltados para este segmento. “Nao vai ser fácil tirar essas mulheres de dentro de casa, mas com apoio e equipe integrada, consiguiremos”, completa Castro. (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Serra Talhada)
11H