Se a última Copa do Mundo ficou marcada pela qualidade das imagens que revelou detalhes nunca vistos dos campos de futebol, prepare-se: vem aí uma nova revolução na sua TV. O projeto 2014k pretende realizar transmissões de partidas no formato 4k, a altíssima resolução quatro vezes maior que o Full HD atual.
Organizado pelo CPqD e pela universidade Mackenzie, o projeto tem apoio da Finep. Segundo as entidades serão investidos cerca de R$ 3 bilhões para a transmissão 4k e também em 3D. As exibições serão feitas ao vivo nos cinemas equipados com os novos projetores, através de redes fotônicas.
As empresas também trabalham para levar o 4k para as TVs convencionais, mas é pouco provável que a tecnologia chegue antes da Copa do Mundo, ao menos não no Brasil. Já as telas 3D estarão mais baratas até lá, o que farão com que muita gente consiga assistir aos jogos em casa em terceira dimensão.
Durante a Copa de 2006, na Alemanha, uma TV de LCD de 42 polegadas custava cerca de R$ 8 mil. Em 2010, em Joanesburgo, caiu para um valor quatro vezes mais baixo. O mesmo deve acontecer com o 3D. Nos cinemas ou em casa, o luta da seleção pelo hexacampeonato ficarão mais interessantes.
11H