Covid-19: Ocupação das UTIs públicas se aproxima dos 90% em PE
A Rede Pública de Saúde Pernambuco atingiu 88% de leitos ocupados.
Por: Ihaby em 23/02/2021 Ã s 08h15 atualizado em 23/02/2021 Ã s 08h15
Nesta segunda-feira (22), a ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da Rede Pública de Saúde Pernambuco atingiu 88%. O patamar que se aproxima a 90% preocupa, principalmente diante do cenário atual da pandemia no Brasil.
Ao todo, a rede contabiliza 996 vagas de UTI distribuÃdas em todo o Estado, mas a maioria concentrada na primeira macrorregião de Saúde, que abriga a Região Metropolitana do Recife (RMR) e partes das zonas da Mata Norte e Sul, por reunir o maior número de habitantes.

As enfermarias também apresentam uma ocupação significativa quando comparada a números anteriores no Estado. Dos 932 leitos, 74% estão preenchidos.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), a rede privada no Estado conta com 420 leitos voltados para o tratamento da Covid-19. Atualmente, a ocupação nas UTIs é de 70% e nas enfermarias, de 39%. Não foi detalhado, no entanto, o número de vagas de terapia intensiva e de enfermaria.
A pasta estadual foi questionada sobre a previsão de abertura de novos leitos hospitalares para atender pacientes com quadros suspeitos ou confirmados da Covid-19, incluindo um hospital de campanha na área central do Recife que estaria com processo licitatório em andamento.
Por meio de nota, a SES-PE respondeu que “o Governo de Pernambuco monitora permanentemente a evolução da doença e salienta que o planejamento de abertura de novas vagas e as medidas para conter o vÃrus são sempre proporcionais ao momento epidemiológico”. Informações da Folha PE