Notícias

Dia D da campanha de vacinação contra influenza acontece neste sábado

Por: em 20/04/2013 às 17h21 atualizado em 22/04/2013 às 01h58

Mais de 6 mil pontos em todo Estado de Pernambuco estarão mobilizados, neste sábado (20), para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Estima-se que 1,6 milhões de pernambucanos podem ser vacinados. A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é atingir, pelo menos, 80% do público total. A vacina ajuda a diminuir os casos de gripe e complicações da enfermidade no indivíduo. O ato terá início às 8h e segue até às 17h.

Poderão ser vacinados: indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, idosos (a partir de 60 anos) e trabalhadores da saúde, além de grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (diabetes, transplantados, doentes renais crônicos).

Por causa do novo panorama clínico do vírus, encontrado no último passado em países como Canadá e Estados Unidos, a vacina deste ano foi modificada e contém agora três tipos de vírus da influenza: sazonal, H1N1 e H3N2. De acordo com a SES, em 2012, mais de 1,2 milhão de pessoas foram vacinadas contra a influenza em Pernambuco, totalizando 87,19% do público prioritário. Já no Brasil, foram 26 milhões de pessoas vacinadas.

O VÍRUS – A Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório. A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar e cefaléia.

Comentários

Desenvolvido por: