Pernambuco

Direitos Humanos segue rumo ao interior

Por: em 20/04/2013 às 17h47 atualizado em 20/04/2013 às 17h47

direi

Ao todo 108 atividades foram realizadas em 17 municípios do Araripe e Agreste Meridional ao longo das Semanas de Direitos Humanos. Momento onde os programas da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, deslocam-se para uma determinada região do estado, e promovem, junto à rede parceira local, ações de garantia, preservação e efetivação dos direitos para os mais variados públicos.

Foram 108 ações divididas entre formação em Direitos Humanos, retirada gratuita de documentação básica em quilombos e aldeias indígenas por meio do Balcão de Direitos, oficinas, debate em escolas e faculdades/universidades, diálogos com prefeituras e câmaras municipais.

Além de encontro com a sociedade civil organizada, órgãos de justiça e segurança pública, realização de atividades voltadas aos egressos do sistema prisional, pessoa idosa, vítimas de violência, criança e adolescente, orientações ao consumidor através do Procon, encenações teatrais de sensibilização para o público LGBT, além dos Seminários Regionais: Pernambuco pelos Direitos Humanos, evento que marca o encerramento de cada semana, também reservado ao diálogo e recebimento das propostas para atualização do Plano Estadual de Direitos Humanos II.

Foram 1.500 pessoas beneficiadas diretamente só na região do Araripe. Para o secretário, Paulo Moraes, a SEJUDH reitera o compromisso com a consolidação da política pública no Estado ao interiorizar suas ações. “Nosso intuito é fomentar transformações nas relações sociais em torno dos Direitos Humanos em Pernambuco, difundido-os junto à população”.

Até setembro deste ano, outras 10 Semanas de Direitos Humanos irão percorrer o estado, com a próxima parada de 22 a 26 de abril no Sertão Central.

Semanas na mídia
Em cada região, como estratégia de divulgação e potencialização das atividades, as Semanas surgem como pautas frequentes nas redações. Desde os veículos impressos, as rádios, TVs e online do Recife, até os parceiros pelo interior, todos/as contribuem para informar à população a ação que vai ocorrer na sua cidade. É serviço de utilidade pública.

No Araripe as Semanas ganharam espaço em veículos como o jornal Folha de Exu, os blogs mais lidos da região, Blog do Fredson (Ipubi), Blog da Arari, além dos Blogs de Martinho Filho; A Cidade em Ação; Júnior Albuquerque; Jair Ferraz (Petrolândia) e tantos outros. Já no Agreste Meridional, a rádio e TV Jornal, TV Asa Branca, rádio Globo/Asa Branca, foram alguns dos canais de comunicação que noticiaram a iniciativa.

Comentários

Desenvolvido por: