O Disque-Denúncia lança hoje uma campanha para ajudar famílias a encontrar crianças desaparecidas. A ideia é fazer com que a população possa contribuir com a polícia para resolver casos de desaparecimento.
De acordo com o Disque-Denúncia, o telefonema anônimo além de contribuir na investigação policial, também alivia a dor dos familiares que não conseguem encontrar o parente desaparecido. Quanto mais rápido as informações chegam à polícia, mais fácil é a localização da criança. Por isso, a importância da população neste processo, enviando qualquer novo dado ao serviço.
Nos últimos cinco anos, a central ajudou a encontrar 62 pessoas desaparecidas. O Disque-Denúncia Pernambuco recebeu, desde 2000, 790 relatos de desaparecimento de pessoas. Desses, 576 se referem aos jovens e adultos e 214 às crianças e adolescentes. Ao todo, o serviço registrou, este ano, cinco informações alegando o desaparecimento de familiares.
No que se refere às crianças e adolescentes, o desaparecimento acontece da própria casa em aproximadamente 47% dos casos. Em seguida, aparecem as ruas (7%) e as escolas (3%).
De acordo com levantamento do serviço, 44% dessas denúncias tratam do desaparecimento de meninos e meninas com idades entre 11 a 17 anos e 41% a de crianças de dois a dez anos. Os dados também revelam que a maior parte das vítimas é do sexo feminino (48%).
Os telefones do Disque-Denúncia são 3719-4545 – para quem está no interior de Pernambuco – e o 3421.9595 – para quem está no Recife e Região Metropolitana. (Portal +AB)
11H