Notícias Sertão

Duas candidaturas do Republicano são indeferidas em Mirandiba

Por: em 21/10/2020 às 10h03 atualizado em 21/10/2020 às 10h18

Nesta segunda-feira (19), o partido Republicano e seus candidatos a vereadores receberam a notícia de duas candidaturas indeferidas.

As candidaturas de Ironildo Pires de Carvalho e Sebastião Jesus de Oliveira, foram rejeitadas pela Justiça Eleitoral.

A candidatura de Sebastião, popularmente conhecido como Bastião do Mandacaru, foi indeferida por ele não se encontrar aliado a nenhum partido. Dessa maneira, após a ação competente e o parecer ministerial a favor do indeferimento da candidatura, o Juiz Eleitoral decidiu pelo indeferimento do pedido de registro.

Outra situação que causou polêmica, foi a do candidato do distrito de Cachoeirinha, no Sertão de PE, Ironildo Pires de Carvalho.

Além de ter sua candidatura indeferida, o Ministério Público Eleitoral requisitou o envio da cópia dos autos para a delegacia de Polícia, para investigação de suposta prática de crime.

Entenda a situação: O impugnado é agente comunitário de saúde e, por força de lei, deveria se afastar das suas funções três meses antes do pleito, para concorrer ao cargo eletivo de vereador. O candidato juntou aos autos do processo um documento confeccionado a mão, de origem duvidosa, para comprovar seu afastamento.

Em resposta ao ofício enviado pela Câmara de Vereadores, sobre a jornada de trabalho do candidato, a Secretaria de Saúde enviou como resposta uma folha de ponto física, para tentar legalizar a situação do político.
Mas, ocorre também que além do questionamento sobre a folha de ponto entregue não ter sido o ponto eletrônico, a coligação “O povo pode mais” apresentou prova atestando que o senhor Ironildo Pires não havia se afastado das suas funções no período em que a lei obrigava. Desta maneira, a cópia dos autos serão enviados para a delegacia, porque aqueles que emitiram possível documento falso à Câmara [Secretária de Saúde do município] e a responsável por assinar a concessão da licença do candidato [Prefeita do município] poderão ser punidos criminalmente, perante à Lei.

Confira as sentenças:

Sentença – Ironildo

Sentença – Sebastião

Informações do Fala PE

Comentários

Desenvolvido por: