Nesta segunda-feira (26), voltaram de forma presencial, mas sem presença do público as sessões ordinárias na Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada, na Capital do Xaxado. Vários temas foram debatidos na tribuna, mas um em especial foi citado pela maioria dos vereadores, as eleições da União de Vereadores de Pernambuco (UVP).
O vereador José Raimundo, que foi candidato a presidência da UVP falou um pouco sobre a eleição. Ele começou agradecendo aos apoios que ele recebeu. “Me sinto feliz, de ter tido a coragem de enfrentar o sistema, da forma inoperante que a UVP estava sendo gerida. Mas uma coisa eu tenho certeza, saímos maiores do que entramos… Nossa candidatura demonstrava o sentimento de alguns vereadores de Pernambuco”, disse.
E criticou: “Só não posso concordar com a forma que aconteceu antes e durante as eleições. Muitos de nós questionamos a postura de alguns eleitores que na rua grande maioria vem com proposta indecentes. Eles simplesmente chamavam quem tava na 2 [chapa] ou 3 [chapa 3], perguntava o que queria e ofertavam valores e diziam vá lá, vote, tire a foto para mim, vá la no hotel ou tem um carro lhe esperando para dar o valor correspondido, isso é fato! Isso não é conversa de perdedor”, disse José Raimundo.
Logo em seguida, o Vereador Vandinho da Saúde, se demonstrou revoltado com a situação da eleição. “Eu me sinto envergonhado pelo simples fato de um dos líderes do PP do Estado de Pernambuco, está ali naquela eleição fazendo campanha contra um vereador de um partido. Foi o caso de Eduardo da Fonte, Eriberto Medeiros, e ainda tiveram a ousadia de pedir voto contra um membro do seu partido, isso me deixou envergonhado… Os líderes do Partido no Estado pedir voto contra um membro do seu partido, da cidade de Serra Talhada, onde 10 vereadores são do partido. Se eu fizesse parte do PP, infelizmente, nesse partido eu não ficava mais! Isso foi uma falta de respeito com Zé Raimundo e com os 10 vereadores da casa”, encerrou.
O Vereador André Maio, que fazia parte da chapa 3, também se posicionou e criticou o local de realização das eleições do órgão. “Nada contra a chapa 1, mas, eu só foi votar, porque você é meu conterrâneo. Eu peço que nós, nos desfiliássemos da UVP. Isso é uma vergonha, como que coloca uma eleição lá em Cabo de Santo Agostinho? Em desrespeito aos vereadores de Afrânio, Petrolina, a gente tem que sai daqui e ir votar lá, na verdade uma quadrilha! Essa é a palavra certa, desfilie da UVP, mas espero que essa nova gestão mude isso. Vamos fazer igual Petrolina, que já vão desfiliar… Isso é imoral! Porque tem medo de colocar uma urna aqui em Salgueiro, tem medo de dividir?”, disse. Outros vereadores como Rosimério de Cuca também criticaram as eleições.