Eleitores de Serra Talhada serão identificados por biometria

Eleitores de Serra Talhada serão identificados por biometria

21 maio 2013

O recadastramento biométrico, que permite identificar o eleitor por meio de suas impressões digitais, chegou neste ano a 200 cidades de 20 Estados, incluindo Brasília, no Distrito Federal. Em 22 municípios o projeto já foi concluído. Em outras 95 cidades, o recadastramento deverá ser finalizado ainda neste ano. Nas 83 cidades restantes, a previsão é que isso ocorra no primeiro semestre de 2014. O objetivo da Justiça Eleitoral é que os eleitores desses e de outros 288 municípios, somando 488 cidades, votem após serem identificados por meio da biometria nas eleições presidenciais de 2014.

Nesta primeira etapa de 2013, a maioria das cidades envolvidas no projeto é do Rio Grande do Sul (51), seguido do Rio Grande do Norte (26), Pernambuco (25), Goiânia (22) e Paraíba (19). Também participam cidades dos seguintes Estados: Acre (1), Amazonas (1), Amapá (1), Ceará (7), Maranhão (4), Minas Gerais (5), Mato Grosso (6), Pará (4), Piauí (8), Paraná (7), Rio de Janeiro (1), Rondônia (3), Roraima (1), São Paulo (6) e Tocantins (2). Entre os municípios de Pernambuco, constam Araripina, Salgueiro e Serra Talhada.

Em Brasília, no Distrito Federal, o recadastramento segue até março de 2014. Em breve, cidades da Bahia e do Espírito Santo também serão incorporadas ao projeto, somando 22 Estados e o DF nesta etapa. A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte foi a que conseguiu concluir esta etapa do recadastramento biométrico no maior número de municípios: 16 ao todo. Assim, o projeto segue em outras 10 cidades.

No Rio Grande do Sul, duas cidades concluíram o recadastramento: Salvador das Missões e Barra do Rio Azul. O projeto também foi finalizado em três cidades do Maranhão – Nova Iorque, Pastos Bons e São Domingos do Azeitão – e em Planalto da Serra, no Mato Grosso. Além da capital acreana e de Brasília-DF, outras oito capitais foram selecionadas para participar do recadastramento neste ano: Macapá-AP, São Luís-MA, João Pessoa-PB, Recife-PE, Teresina-PI, Boa Vista-RR, Palmas-TO e Natal-RN.

Neste ano, a Justiça Eleitoral realiza a terceira fase do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor, desenvolvido com o intuito de garantir ainda mais segurança às eleições brasileiras. Essa fase do programa deverá cadastrar mais de 16 milhões de eleitores. A meta é que, somando esse número com o de eleitores que já utilizam essa tecnologia, cerca de 23,7 milhões de eleitores de todos os 26 Estados do país e do Distrito Federal sejam identificados pelas impressões digitais até o próximo ano. Por enquanto, mais de 7,7 milhões de eleitores estão recadastrados e puderam ser identificados pelas digitais no pleito de 2012.

Comentários